Notícias
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Polo de Inovação do IFCE recebe prêmio da Embrapii
O IFCE foi representado pelo diretor-geral do Polo de Inovação, Tarique Cavalcante, que recebeu a premiação das mãos do presidente da Embrapii, Álvaro Prata. Foto: Divulgação/IFCE
O Polo de Inovação do Instituto Federal do Ceará (IFCE), ligado ao Ministério da Educação (MEC), foi premiado como “Unidade Destaque” na edição 2024 do Prêmio de Reconhecimento das Unidades Embrapii — Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. A solenidade de entrega do prêmio ocorreu na terça-feira à noite, 10 de dezembro, em Brasília (DF), durante a Conferência Anual de Unidades Embrapii.
Este é o segundo ano em que a Embrapii realiza a premiação por meio de edital. O objetivo é reconhecer as unidades e os pesquisadores que contribuem para a inovação industrial do Brasil com seus projetos, comprometimento, resultados e desempenho. Em 2023, o Polo de Inovação do IFCE foi o ganhador na categoria “Projeto Mais Inovador com Micro e Pequena Empresa”.
“O segredo do sucesso do Polo de Inovação está na competência e dedicação da nossa equipe e pesquisadores. Cada membro traz conhecimentos e habilidades valiosas, trabalhando em sintonia para transformar ideias em soluções reais. Além disso, a sinergia com outras estruturas institucionais é fundamental para fortalecer nossa rede de colaboração e ampliar nosso impacto. Juntos, conseguimos criar um ambiente inovador e de excelência”, frisou o diretor do polo, o professor Tarique Cavalcante.
Destaque — Segundo a Embrapii, o Polo de Inovação do IFCE foi escolhido como “Unidade Destaque” porque obteve uma superação contínua das metas estabelecidas, consolidando-se enquanto modelo de excelência. Demonstrou foco na especialização temática, o que resultou em projetos que geraram inovação significativa, além de atenderem às demandas estratégicas de diversos setores industriais. O polo também desenvolveu gestão financeira eficaz, com execução precisa dos recursos aplicados, tendo implementado boas práticas de gestão e melhorias processuais. Adicionalmente, a unidade tem se destacado nas ações do programa de excelência operacional, sendo sempre ativa nas contribuições e no compartilhamento de experiências.
Polos — Ao longo de sua atuação, o Polo de Inovação Embrapii do IFCE, que é credenciado desde 2014, já executou mais de R$ 200 milhões em 170 projetos desenvolvidos em parceria com empresas. Mais de 2.500 alunos foram contemplados e mais de 320 propriedades intelectuais foram registradas ou solicitadas. O polo é a primeira instituição pública que mais registra programas de computador no Brasil, de acordo com o Ranking INPI. Atualmente, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica conta com 14 polos de inovação, todos ligados a institutos federais.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do IFCE