Notícias
GESTÃO
Palestra do MEC debate governança e infraestrutura de dados
Foto: Divulgação/Gescom
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais (Segape), promoveu uma palestra para debater governança e infraestrutura de dados. O evento, que ocorreu na quinta-feira, 12 de dezembro, abordou exemplos práticos que impactaram positivamente a gestão pública. Também foi discutida a visão estratégica para os próximos anos, destacando caminhos para uma coordenação de dados mais eficiente, transparente e colaborativa.
“Existe um movimento a nível nacional de uma estratégia federal de governo digital com três iniciativas principais para a educação”, apontou a coordenadora-geral de Governança de Dados da Segape, Fernanda Scovino. “Precisamos pensar, até 2026, como as informações relacionadas à vida escolar e acadêmica dos estudantes podem ser disponibilizadas; como implementar uma Política de Governança de Dados para a educação; e consolidar os dados da educação por meio da instituição da Plataforma Nacional de Dados da Educação [PlatEduc]. Toda construção feita pelo MEC é pensada nesses três pontos e em fazer a melhor entrega para a população.”
O encontro está disponível na íntegra no canal do MEC no YouTube e é destinado a profissionais que trabalham com governança de dados, bem como estudiosos dos temas e demais interessados em compreender os avanços realizados na esfera governamental.
Além disso, na quinta-feira (12), encerrou-se o prazo para responder à consulta pública sobre Planos de Dados Abertos do MEC, que buscou ouvir a sociedade em relação a quais bases de dados da educação brasileira devem ser disponibilizadas para a população.
Participantes – Também estiveram presentes no evento o chefe do Escritório de Dados da prefeitura do Rio de Janeiro, João Carabetta; a coordenadora substituta de Governança de Dados do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), Nadia Cerqueira; e o diretor do Departamento de Infraestrutura de Dados Públicos do MGI, Renan Gaya.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Segape