Notícias
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
MEC participa do Encontro da Educação de Jovens e Adultos
Foto: Divulgação/IFRN
O 7º Encontro Nacional da Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica contou com a participação do Ministério da Educação (MEC). O evento, organizado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), ocorreu em Natal (RN), de 25 a 28 de novembro. O tema foi “Expansão da EJA Integrada à EPT na Rede Federal: tempos de disputas”.
A coordenadora da Diretoria de Políticas de Regulação da EPT da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Flávia Xerez, destacou a importância do evento como processo de escuta e diálogo entre gestores, estudantes e professores. Xerez também participou da mesa que discutiu os rumos da Política da Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade da EJA. Na sua apresentação, a coordenadora ressaltou os baixos níveis de escolaridade de parte significativa da população brasileira: do grupo de pessoas com 25 anos ou mais, 47% não possuem educação básica completa.
Xerez afirmou, ainda, que a Setec está desenvolvendo várias iniciativas que contribuirão para a expansão e melhoria da oferta EJA-EPT no país, como: a Rede Certifica; a oferta de especialização a distância para docentes e gestores; o fomento de novas turmas de cursos que integram o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja); a expansão e consolidação da Rede Federal; o programa Mulheres Mil; a Política Nacional de EPT; e a estruturação de projetos voltados para ações de acesso, permanência e êxito.
Já a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) está implementando o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA, bem como o programa EJA Integrada — ações que fortalecem a oferta EJA-EPT.
O encontro contou com a participação de cerca de 400 pessoas. Na programação, houve a apresentação de trabalhos acadêmicos e o lançamento do e-book “Histórias que merecem ser contadas”, uma coleção de cartas escritas por docentes e discentes do Proeja. A próxima edição do Encontro Nacional da Educação de Jovens e Adultos será em Florianópolis (SC).
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec e do IFRN