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EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
MEC debate Território Etnoeducacional do Médio Xingu
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), promoveu a segunda reunião ordinária para debater o Território Etnoeducacional do Médio Xingu (TEEMX). O encontro ocorreu nesta segunda-feira, 16 de dezembro, a fim de repactuar os territórios etnoeducacionais. Além disso, buscou discutir os avanços, os desafios e o fortalecimento das políticas públicas relacionadas à educação escolar indígena, alinhando ações prioritárias para os planos de educação e promovendo a governança dos territórios etnoeducacionais.
“É necessário que o governo federal faça a coordenação federativa com os estados para garantir que as políticas educacionais consigam ser implementadas”, apontou a secretária da Secadi, Zara Figueiredo. “A ausência de uma presença mais sólida do MEC levou a dificuldades na execução das ações e dos programas estabelecidos em lei. O que queremos neste novo mandato é reverter esse cenário e, por isso, precisamos do diálogo entre todas as partes. O nosso modelo federativo exige que todos estejam de acordo e trabalhem juntos.”
O TEEMX compreende as terras indígenas distribuídas nos municípios de Altamira, Vitória do Xingu e Senador José Porfírio, no estado do Pará. Ao todo, o território abriga nove povos indígenas: Juruna, Xipaya, Kuruaya, Arara, Kayapó, Xikrin, Assurini, Araweté e Parakanã.
Participantes – Também estiveram presentes na reunião representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Comissão Gestora do TEEMX e das secretarias municipais e estaduais de educação.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi