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ENSINO FUNDAMENTAL
Escuta das Adolescências: divulgado levantamento do RS
Foto: Divulgação
O Ministério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) — divulgou, na última segunda-feira, 9 de dezembro, o balanço da Semana da Escuta das Adolescências nas escolas do Rio Grande Sul, promovido em outubro deste ano. Realizada por meio de um formulário, a pesquisa buscou conhecer as opiniões de adolescentes dos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, para a construção do Programa Escola das Adolescências. O objetivo é a proposição de um processo de ensino-aprendizagem coerente para esses alunos.
Participaram do levantamento 152.627 estudantes, de 2.651 escolas. No resto do país, a escuta ocorreu no mês de maio, mas no estado havia sido adiada devido à emergência climática que atingiu a região. Nacionalmente, mais de 2 milhões de estudantes foram ouvidos, em mais de 20 mil escolas. Isso vai contribuir para que as ações da política estejam alinhadas com a perspectiva dos jovens, mobilizando as escolas e redes de ensino.
Os resultados das pesquisas estão disponíveis na página da Semana da Escuta no Portal do MEC. No endereço, é possível baixar os relatórios da escola ou do município, além dos questionários individuais respondidos por estudantes dos 6º/7º anos e 8º/9º anos. Para acessar as devolutivas, é necessário filtrar o relatório desejado, inserir seu nome e e-mail e concordar com o termo de uso da plataforma.
Além dos relatórios do Rio Grande do Sul, estão disponíveis para consulta os dados compilados dos demais estados. Os relatórios trazem uma versão de cada estado e uma versão para a rede estadual de ensino. Na página da Semana da Escuta, é possível conferir, ainda, notas técnicas que explicam como os dados foram trabalhados.
Escola das Adolescências – O Programa Escola das Adolescências, instituído pela Portaria nº 635/2024, é uma estratégia do governo federal de apoio técnico-pedagógico e financeiro para fortalecer os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Conjugando esforços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a iniciativa busca construir uma proposta para essa etapa de ensino que se conecte com as diversas formas de viver a adolescência no Brasil; promova um espaço acolhedor; e impulsione a qualidade social da educação, melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes.
A política inclui produção e divulgação de guias temáticos sobre os anos finais do ensino fundamental, assim como incentiva, financeiramente, escolas priorizadas segundo critérios socioeconômicos e étnico-raciais. Além disso, encoraja maior conexão com as características dos anos finais para apoiar a construção de trajetórias de sucesso escolar. Suas estratégias se dividem em três eixos: governança; organização curricular e pedagógica; e desenvolvimento profissional.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB