Notícias
MERCOSUL EDUCACIONAL
Webinário debate Parlamento Juvenil do Mercosul
Foto: Reprodução/MEC
O Ministério da Educação (MEC) vai promover o webinário “Mobilização para as inscrições do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM)”, na próxima segunda-feira, 12 de agosto, a partir das 15h (horário de Brasília). Com transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube, o evento visa dialogar sobre a importância da participação juvenil, apresentar a página do PJM no portal do MEC e orientar acerca dos processos de inscrição e seleção.
Podem participar estudantes do 9º ano do ensino fundamental ou da 1ª e 2ª série do ensino médio em 2024 de escolas públicas municipais, estaduais ou distritais. As inscrições devem ser feitas entre os dias 1º e 30 de setembro e a seleção será realizada pelas secretarias de educação, em outubro, com base em critérios de representatividade e diversidade. Os 81 estudantes selecionados participarão da etapa nacional em abril de 2025, quando serão indicados 27 alunos para a etapa internacional, que ocorrerá entre 11 e 13 de agosto do mesmo ano.
Participantes – Estarão presentes no webinário o assessor especial para Assuntos Internacionais da Assessoria de Assuntos Internacionais (AAI) do MEC, Francisco Figueiredo; o coordenador-geral da Juventude da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Yann Evanovick; o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica da Secretaria de Educação Básica (SEB), Alexsandro do Nascimento; o presidente da União Brasileira do Estudantes (Ubes), Hugo Silva; e um ex-participante do PJM, Bruno Moreno.
Parlamento Juvenil do Mercosul – O PJM é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul que visa promover e fortalecer a integração regional e a participação juvenil, permitindo que estudantes de escolas públicas do bloco se tornem cidadãos conscientes dos problemas da região. O PJM proporciona uma oportunidade de os jovens aprenderem sobre o funcionamento do bloco e desenvolverem habilidades, a fim de proporem soluções para problemas comuns.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da AAI, da Secadi e da SEB