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ENSINO FUNDAMENTAL
Webinário debate Escola das Adolescências
Foto: Reprodução/MEC
O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), promoveu um webinário para divulgar o primeiro de uma série de dez guias de apoio técnico do Programa Escola das Adolescências, a serem lançados ainda em 2024. O encontro, realizado nesta sexta-feira, 16 de agosto, está disponível no canal do MEC no YouTube. O foco foi a necessidade de as redes de ensino fazerem uma transição mais eficaz e acolhedora entre os anos iniciais e os anos finais do ensino fundamental.
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“Entendemos que não existe um único tipo de adolescência e que as experiências vivenciadas entre os alunos não são iguais”, disse a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt. “Fizemos uma escuta de mais de 2 milhões de alunos nessa faixa etária e percebemos que, muitas vezes, eles não se sentem ouvidos no processo de construção e de gestão da educação. Portanto, precisamos reconhecer essas diversidades e construir as diretrizes pensando nos diferentes contextos sociais que envolvem o país, fortalecendo esse segmento e auxiliando os jovens nessa fase de transição.”
O primeiro guia incide, principalmente, na oferta de subsídios e de evidências para apoiar as tomadas de decisão dos entes federados acerca das matrículas dos anos finais, solidificando o regime de colaboração. O webinário também destacou o potencial do programa para reduzir as desigualdades educacionais e consolidar o diálogo com os adolescentes, a fim de que suas verdadeiras necessidades sejam atendidas.
Assim, por meio da escuta e do debate, o programa busca promover aprendizagens essenciais em um momento singular de desenvolvimento físico, emocional, intelectual, social e cultural, além de recompor aprendizagens que não foram consolidadas e que ainda podem ser alcançadas antes da transição para o ensino médio. Atua, portanto, diminuindo a evasão e o abandono escolar.
Participantes – Também estiveram presentes no encontro o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro Santos; a coordenadora-geral de Ensino Fundamental, Tereza Farias; a secretária de Estado da Educação de Alagoas, Roseana Vasconcelos; o presidente da Undime, Alessio Costa; a representante da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social da Universidade de São Paulo (Lepes/USP), Mayra Ponti; a representante da Fundação Itaú, Patrícia Guedes; e a representante do Instituto Reúna, Kátia Smole.
Escola das Adolescências – O Programa Escola das Adolescências, instituído pela Portaria nº 635/2024, é uma estratégia do governo federal de apoio técnico-pedagógico e financeiro para fortalecer os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Conjugando esforços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a iniciativa busca construir uma proposta para essa etapa de ensino que: conecte-se com as diversas formas de viver a adolescência no Brasil; promova um espaço acolhedor; e impulsione a qualidade social da educação, melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes.
A política inclui produção e divulgação de guias temáticos sobre os anos finais do ensino fundamental, assim como incentiva, financeiramente, escolas priorizadas segundo critérios socioeconômicos e étnico-raciais. Além disso, estimula maior conexão da organização da escola e do currículo com as características dos sujeitos dos anos finais, para apoiar a construção de trajetórias de sucesso escolar dos pré-adolescentes e adolescentes. Suas estratégias se dividem em três eixos: Governança; Organização Curricular e Pedagógica; e Desenvolvimento Profissional.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)