Notícias
INTERNACIONAL
MEC recebe ministra da Educação de São Tomé e Príncipe
Foto: Divulgação/MEC
O Ministério da Educação (MEC), representado pelo seu secretário-executivo, Leonardo Barchini, recebeu, no dia 5 de agosto, a ministra da Educação, Cultura e Ciência de São Tomé e Príncipe, Isabel Viegas de Abreu. O encontro tratou de projetos de cooperação entre o Brasil e o país africano.
Barchini destacou a amizade entre as duas nações e afirmou que a Pasta vai analisar as demandas de cooperação solicitadas por São Tomé e Príncipe, considerando o compromisso assumido pelo Brasil com os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A ministra reconheceu as políticas educacionais brasileiras como modelos a serem seguidos. Nesse sentido, pediu apoio ao MEC para fortalecer e ampliar o programa de alimentação escolar de São Tomé e Príncipe. Ela solicitou também a oferta de cursos de capacitação em nutrição para professores de biologia que assumiram essa função nas escolas, diante da falta de nutricionistas.
Isabel Abreu ainda destacou a necessidade de suprir lacunas na formação docente. Assim, solicitou a cooperação visando formar professores para a educação infantil e a educação de jovens e adultos (EJA). O pedido contempla ações que vão desde a elaboração de currículos específicos até a seleção de material didático. Além disso, segundo a ministra, São Tomé e Príncipe se beneficiaria com a formação de profissionais para a educação inclusiva e a educação profissional e tecnológica (EPT), assim como com apoio para instalação de espaço físico adequado às peculiaridades dessas modalidades de ensino.
Da parte do MEC, também estiveram no encontro o assessor especial para Assuntos Internacionais, Francisco Figueiredo; a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, Zara Figueiredo; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli; a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba; e o diretor da Secretaria de Educação Básica (SEB), Lourival Martins.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria Internacional