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MERCOSUL EDUCACIONAL
MEC mobiliza estudantes para Parlamento Juvenil do Mercosul
Foto: Divulgação/MEC
O Ministério da Educação (MEC) promoveu nesta segunda-feira, 12 de agosto, o webinário “Mobilização para as inscrições do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM)”. Na videoconferência, representantes do MEC apresentaram o PJM, orientaram estudantes sobre os processos de inscrição e seleção, assim como destacaram a importância da participação dos jovens no encontro. A transmissão virtual foi realizada no Dia Nacional da Juventude.
O assessor especial para Assuntos Internacionais da Assessoria de Assuntos Internacionais (AAI) do MEC, Francisco Figueiredo, explicou o funcionamento do Mercosul e abordou o contexto educacional. O Setor Educacional do Mercosul (SEM), responsável pelo PJM, “começou em 1991, quando o bloco foi criado. O Mercosul pretende reunir países do Cone Sul para atividades de integração econômica e de integração produtiva, mas, desde o começo, a intenção foi ir além da questão econômica, tratando, por exemplo, de educação e de trabalho e emprego”. Francisco Figueiredo ainda celebrou a liderança brasileira nessa oitava edição do PJM e relevou que a etapa internacional acontecerá em Foz do Iguaçu (PR), em agosto de 2025, onde também está sediada a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
O coordenador-geral das Juventudes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Yann Evanovick, enfatizou que essa será a primeira vez que o Brasil vai sediar a etapa internacional do encontro. Evanovick convidou as redes estaduais, municipais e distrital a se engajarem e agradeceu a parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) para a mobilização dos entes federativos. “Colocamos, como questão central dessa edição, critérios de equidade. Então, teremos a participação de povos indígenas, quilombolas, entre outros. Teremos o conjunto da sociedade brasileira representado”, acrescentou.
Representando a Secretaria de Educação Básica (SEB), a analista de Avaliação e Monitoramento, Nilcea Moreno, pediu o engajamento das redes para que as etapas nacional e internacional tenham a participação das cinco regiões do País.
O presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Hugo Silva, afirmou que a instituição vai trabalhar para mobilizar jovens a se inscreverem no PJM. Lembrou que o encontro é uma oportunidade para fortalecer a integração latino-americana e ainda destacou: “Programas como esse fazem com que outros jovens enxerguem oportunidades, fazem com que nossa juventude se reencante pela educação”.
Bruno Moreno, ex-participante do PJM, contou sua experiência no encontro e o impacto em sua vida. Ele esteve no Parlamento Juvenil em 2014. Relatou que, enquanto estava no grêmio estudantil de uma escola pública de Salvador, na Bahia, soube da realização do PJM. Escreveu uma redação e foi selecionado para participar das etapas nacional e internacional. “O PJM transformou minha realidade, minha vida, fui traçando novas perspectivas. Então, quero fazer um convite aos jovens que estão aí. Colaborem com o PJM. Entendam que o PJM é uma política pública que precisa continuar, precisa ganhar mais espaço, para que mais jovens consigam ascender em seus espaços”, reforçou.
Podem participar do PJM estudantes do 9º ano do ensino fundamental ou do 1º e 2º ano do ensino médio em 2024 de escolas públicas municipais, estaduais ou distritais. As inscrições devem ser feitas entre os dias 1º e 30 de setembro. A seleção será realizada pelas secretarias de educação em outubro, com base em critérios de representatividade e diversidade. Serão selecionados 81 alunos para a etapa nacional, que ocorrerá em Brasília (DF), em abril de 2025. Na ocasião, serão indicados 27 estudantes para a etapa internacional, a ser promovida entre os dias 11 e 13 de agosto do mesmo ano.
PJM – O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul que visa promover e fortalecer a integração regional e a participação juvenil, permitindo que estudantes de escolas públicas do bloco se tornem cidadãos conscientes dos problemas da região. O encontro é uma oportunidade de os jovens aprenderem acerca do funcionamento do bloco e proporciona um espaço de diálogo que incentiva o protagonismo juvenil para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da AAI, da Secadi e da Secretaria de Educação Básica (SEB)