Notícias
ENSINO FUNDAMENTAL
Webinário debate escuta e acolhimento nas escolas de anos finais
O Ministério da Educação (MEC) — em ação conjunta com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) — realizará, no dia 25 de abril, das 15h às 17h (horário de Brasília), o webinário “Escutar e Acolher na Escola das Adolescências”. O evento será transmitido pelos canais do MEC e do Conviva Educação no YouTube.
O encontro virtual é uma atividade relacionada à Semana Nacional da Escuta das Adolescências nas Escolas, ação estratégica que será realizada pelas redes estaduais, distrital e municipais entre 13 e 27 de maio. O objetivo desse webinário é mobilizar gestores de redes de ensino e equipes técnicas para a importância de escutar e acolher os adolescentes no ambiente escolar. Com isso, a expectativa é melhorar o clima e a convivência, bem como contribuir para uma educação de qualidade, na perspectiva do desenvolvimento integral dos estudantes.
A Semana da Escuta das Adolescências, iniciativa voltada a todas as turmas dos anos finais do ensino fundamental, funcionará como um amplo processo diagnóstico de escuta e mobilização dos estudantes e de suas escolas. Entre os pontos em destaque da escuta, estão: aprendizagem; participação; clima e convivência; e inovação. A Semana da Escuta será mais um passo para a construção e consolidação da proposta do Programa Escola das Adolescências, que será lançado pelo MEC para fortalecer os anos finais do ensino fundamental.
Para mais informações sobre o webinário, acesse: “Escutar e Acolher na Escola das Adolescências”, em 25 de abril. A página do segundo webinário, “Participar e Conviver na Escola das Adolescências”, a ser realizado no dia 30 de abril, será disponibilizada em breve.
Participantes – O evento é uma iniciativa conjunta entre MEC, Consed e Undime, com representantes de cada organização: Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica do MEC; Geniana Guimarães Faria, secretária-adjunta de Educação de Minas Gerais; e Alessio Costa Lima, presidente da Undime e dirigente municipal de Ibaretama (CE).
Além disso, o webinário contará com os seguintes especialistas e gestores de redes e escolas: Fred Amancio, secretário municipal de Educação de Recife (PE); Gina Vieira Ponte, professora da educação básica por mais de 30 anos e autora do projeto Mulheres Inspiradoras; Lúcia Santos, diretora da escola municipal de educação integal e transformadora Professor Waldir Garcia, em Manaus (AM); e Tereza Perez, diretora-presidente da Roda Educativa (antiga CE-Cedac).
Programa Escola das Adolescências – No momento, o desenho está organizado em três eixos: Governança; Desenvolvimento Profissional; e Organização Curricular e Pedagógica. A iniciativa buscará melhorar a qualidade social da oferta dos anos finais do ensino fundamental, considerando as singularidades dos sujeitos da etapa, a focalização no apoio às transições escolares e as formas de reorganizar tempos e espaços para instituir um currículo intencional, que expanda e articule diferentes experiências formativas, na perspectiva da ampliação dos letramentos e da autonomia intelectual.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB