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ENSINO FUNDAMENTAL
MEC realiza 2º webinário para a Semana da Escuta das Adolescências
O Ministério da Educação (MEC) realizou, nesta terça-feira, 30 de abril, o segundo seminário preparatório para a Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas. Em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o objetivo do encontro foi apoiar as redes de ensino e as escolas a fazerem a escuta qualificada dos adolescentes nos anos finais do ensino fundamental.
Ainda com foco nos gestores de sistema de ensino, especialistas, profissionais da educação e estudantes, o webinário intitulado “Participar e conviver na escola das adolescências” apresentou os instrumentos para a escuta, bem como o guia com as metodologias para 6º e 7º anos e para 8º e 9º anos do ensino fundamental. Assim, o que se busca é fomentar a preparação para esse processo de engajamento e diagnóstico junto aos estudantes.
Segundo o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro Santos, a conversa com as redes é importante para suprir uma deficiência histórica. “Essa etapa da educação básica, ao longo da história, não recebeu a atenção prioritária nas políticas educacionais, e queremos assumir essa prioridade e trazer para o centro do debate o que é uma boa escola para atender esses adolescentes”, declarou.
Ele ainda disse que é preciso pensar nas diferentes adolescências e nos desafios dessa faixa etária. “Para criar a melhor escola possível, devem ser levadas em consideração as diversas matrizes culturais, materiais e religiosas do Brasil. Além disso, também é indispensável pensar nas dúvidas e nos desafios enfrentados por esses jovens nessa nova fase da vida”, completou.
Programação – O evento contou com especialistas, os quais abordaram as singularidades dos estudantes nos anos finais e as formas de constituir uma escola mais justa e inclusiva a partir da atuação das redes e escolas, de modo que promova o protagonismo e o desenvolvimento integral dos estudantes. O webinário ficou dividido nas seguintes palestras:
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“Apresentação do portal e dos instrumentos da Semana da Escuta”, pela coordenadora-geral de Ensino Fundamental do MEC, Tereza Farias;
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“Os sujeitos adolescentes em suas diferentes dimensões”, pela pedagoga e especialista em gestão escolar e neurociência aplicada à educação, Katia Chedid;
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“Trajetórias escolares nas adolescências: experiências do Unicef”, pela chefe de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) Brasil, Mônica Pinto;
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“O Programa Líderes Baianos e a importância de acolher, escutar e estimular a participação e a convivência ativa dos adolescentes”, pela coordenadora da Coordenação de Políticas para a Juventude em Processos Educacionais (Cojepe), Larissa Santos, e pela estudante Gabriela Lopes.
Todo o evento pode ser visto na íntegra pelo canal do MEC no YouTube. O primeiro webinário da série, “Escutar e acolher na escola das adolescências”, também está disponível no canal do MEC.
Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas – Os dois webinários realizados são iniciativas preparatórias e fazem parte de uma série de ações previstas para a Semana da Escuta das Adolescências. A ação estratégica será promovida pelas redes estaduais, distrital e municipais, no período de 13 a 20 ou de 20 a 27 de maio, acomodando a diversidade de calendários das redes de ensino.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)