Notícias
GESTÃO EDUCACIONAL
MEC promove desenvolvimento da educação básica no Marajó
Divulgação/FNDE
Em um esforço coordenado para elevar o nível da educação básica no Norte do Brasil, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do Ministério, deu início ao projeto FNDE Chegando Junto, na região da Ilha do Marajó, no Pará. A meta é aumentar a adesão dos municípios às transferências legais e discricionárias do governo federal, mediante o FNDE. Além disso, o projeto visa elevar os padrões de educação básica, oferecendo aos estudantes melhores oportunidades de aprendizagem. A escolha da região do Marajó e do estado do Pará para o início do programa reflete um esforço do governo federal para ofertar atenção especial a essas áreas, marcadas pela baixa adesão aos programas educacionais do FNDE.
Na última quarta-feira, 27 de março, um evento no Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional Dr. João Messias dos Santos (Cedep), localizado em Breves (PA), contou com a presença de técnicos e gestores da educação. O lançamento do projeto, que se estendeu até quinta-feira (28), teve uma série de atividades, incluindo palestras, reuniões técnicas e visitas in loco.
A iniciativa é definida por ações direcionadas de assistência técnica e monitoramento, adaptadas às particularidades da região. A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, salientou a essência do projeto: “Estar no Marajó é poder ver de perto a realidade das escolas ribeirinhas. Conhecer os espaços, o transporte e as estruturas das unidades escolares… Tudo isso é fundamental para nós que formulamos e implementamos as políticas públicas de educação neste País”.
A secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, participou virtualmente do lançamento. Ela reforçou o compromisso do governo federal com o projeto e destacou a importância de um suporte mais próximo aos entes federados. “Essa ação é muito importante e faz parte do comando do Ministro Camilo Santana para que possamos estar cada vez mais perto, fortalecendo esse espaço de cooperação federativa”, afirmou.
Como funciona – O acompanhamento próximo, combinado a ações de assistência técnica e monitoramento, visa promover a inclusão e a melhoria da educação na localidade. Com um enfoque detalhado nas necessidades específicas dessas regiões, o FNDE Chegando Junto aspira não só a ampliar o acesso aos recursos disponibilizados pelo governo federal, mas também a fomentar uma transformação positiva na infraestrutura e nas práticas pedagógicas das escolas envolvidas. Dessa forma, o programa busca assegurar que cada aluno tenha a oportunidade de aprender em um ambiente que é tanto acolhedor quanto propício ao desenvolvimento de suas habilidades e conhecimentos.
Ao final dessa jornada, espera-se que o FNDE Chegando Junto deixe um legado de escolas fortalecidas, comunidades engajadas e, acima de tudo, estudantes inspirados e preparados para enfrentar os desafios do futuro. Com o comprometimento dos parceiros locais e o apoio contínuo do FNDE, os municípios do Marajó têm a possibilidade de experimentar um avanço sem precedentes na qualidade da educação básica, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região.
Atividades de campo – A comitiva da autarquia, composta por sete técnicas e pela presidente do Fundo, realizou visitas técnicas às escolas dos municípios paraenses Bagre, Breves e Portel, bem como recebeu uma calorosa acolhida da comunidade. O contato direto permitiu um entendimento profundo das necessidades locais, além de fortalecer o vínculo com a comunidade. A equipe visitou tanto escolas carentes de recursos quanto aquelas beneficiadas por investimentos federais. Essas escolas, integrantes do Pacto Nacional pela Retomada de Obras, representam o foco e a diversidade dos esforços de melhoria educacional na região.
Apoio e parcerias – O sucesso do FNDE Chegando Junto no Marajó foi possível graças ao apoio significativo de parceiros locais e regionais. Destes, estiveram presentes os principais parceiros na articulação, no planejamento e na execução da primeira etapa do projeto: o prefeito de Breves, José Xarão; o presidente do Tribunal de Contas dos municípios do estado do Pará, conselheiro Cézar Colares; a presidente-executiva do Instituto Articule, Alessandra Gotti, representando o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaepe); e o secretário de Educação e ex-ministro da Educação, Rossieli Soares, representando o governo do estado do Pará. Além disso, mais de 12 prefeitos e secretários de Educação dos 18 municípios que compõem a região do Marajó participaram do evento.
Assessoria de Comunicação do MEC, com informações do FNDE