Notícias
EDUCAÇÃO INFANTIL
MEC inicia ciclo formativo para professores da Região Sudeste
O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promoveu, na noite da última terça-feira, 9 de abril, a abertura do ciclo de formações do programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) para a Região Sudeste. Mais de 40 mil professoras e professores acompanharam, ao vivo, o momento que integra as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A abertura está disponível na íntegra pelo YouTube.
As atividades formativas do LEEI já foram lançadas e iniciadas na Região Norte pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), na Região Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). A previsão é que a região Sul, coordenada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), faça seu lançamento ainda no mês de abril.
O seminário foi aberto pelo ator Odilon Esteves, que conduziu a introdução “O LEEI e a literatura: abrindo portas e janelas”. As articuladoras Ana Cláudia Figueiredo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Hilda Aparecida Linhares da Silva, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), deram as boas-vindas e fizeram a mediação das mesas. A articuladora Mônica Correia Baptista (UFMG) também integrou as atividades. Sônia Kramer, professora emérita da PUC-Rio, conduziu a palestra de abertura “Conhecer, sentir, agir: linguagem, arte e cultura no trabalho com as crianças”. A Mesa-Redonda “O LEEI: uma experiência de desenvolvimento profissional para a Educação Infantil” contou com a participação de Maria Carmen Silveira Barbosa (UFRGS), Caroline Moreira Bezerra (Contagem/MG) e Fernanda Gonçalves Guimarães (Juiz de Fora/MG).
O secretário de Estado de Educação do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Vitor de Ângelo; a secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto; e a secretária de Estado Adjunta de Educação de Minas Gerais, Geniana Faria, marcaram presença no evento.
A secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, dedicou sua fala para reafirmar o compromisso do Ministério da Educação com a educação infantil. “Para nós, a educação infantil é crucial e o início de tudo. Quando a gente trata de leitura e escrita nessa fase, estamos muito empenhados em preparar nossas professoras e professores, o ambiente escolar, para que a gente possa ajudar nossas crianças a revelar toda sua potencialidade”, argumentou.
De acordo com a coordenadora-geral de Educação Infantil do MEC, Rita Coelho, a Região Sudeste representa 50% das matrículas de educação infantil do país. “Essa é uma política nacional que, a partir da identidade da educação infantil, assume o seu compromisso com a apropriação da leitura e da escrita das crianças pequenas. É um ponto que, há anos, a área vem debatendo, procurando caminhos para expressar o seu compromisso de apoiar a construção das crianças como sujeitos de linguagem”.
Para a coordenadora, “além de ser uma política nacional, o compromisso na educação infantil tem uma peculiaridade estrutural importante: ele é executado por um conjunto de universidades federais, que são nossas parceiras na produção de conhecimento, na implementação da formação inicial e continuada”.
O diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC, Lourival José Martins Filho, destacou que “o LEEI é muito importante porque se configura como uma possibilidade polissêmica de inserir nossas crianças na cultura do escrito. Melhor do que isso, viver com elas intensamente enquanto sujeitos de direitos que produzem e se apropriam da cultura e são tão fundamentais nas nossas vidas nessa etapa da educação infantil”.
O diretor apontou, ainda, que o LEEI não é um programa que visa ser uma etapa anterior ao ensino fundamental, ou ser preparatório para a alfabetização, pois a educação infantil e a docência na etapa têm suas especificidades próprias.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB