Notícias
DIÁLOGO
MEC discute intersetorialidade na educação
Foto: Divulgação
O Ministério da Educação (MEC) realiza, nos dias 17 e 18 de abril, a Etapa Sudeste do Ciclo de Seminários Trilhas de Aprendizagem em Intersetorialidade. O objetivo do encontro é dialogar sobre a intersetorialidade nas políticas sociais e as suas implicações para a educação brasileira, no intuito de construir uma trilha de conhecimento acerca da intersetorialidade e da sua gestão.
Na abertura do evento, nesta quarta-feira (17), o diretor de Articulação Intersetorial do MEC, Roberto Wagner da Silva Rodrigues, destacou que o seminário é uma parceria que o MEC propõe aos municípios do Brasil inteiro. “É uma jornada nacional, mas regionalizada. A gente está sempre atento a algumas experiências e estamos aqui exatamente para o intercâmbio das várias experiências dos municípios e aprendizado. O nome é Trilhas de Aprendizagem porque a gente está percorrendo o Brasil inteiro aprendendo com vocês”, afirmou.
O secretário de Educação de Mauá (SP), Mauricio Lemes, considerou que a educação brasileira melhora, a cada dia, nos estados e municípios. Ele ressaltou um dos temas abordados no seminário: o currículo. “Começamos em 2021 a discussão das diretrizes da Secretaria Municipal de Educação e concluímos e homologamos, na primeira semana de abril, o que nós chamamos de ressignificação do currículo educacional. Temos os princípios, as metas, conteúdos e metodologias para atingir essas metas”, disse. Além disso, Mauricio Lemes apontou que o seminário precisa ter um currículo, com princípios, metas, metodologia e conteúdo.
O evento é coordenado pela Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase) e ocorre no Centro de Formação de Professores Miguel Arraes, em Mauá. Outras regiões do Brasil deverão receber o evento ainda neste ano, com datas a serem confirmadas, em breve, para o Norte e Centro-Oeste.
Programação – Na manhã desta quarta-feira (17), houve a palestra “Intersetorialidade na educação: construção e estratégias de implementação”. Na sequência, ocorreram as mesas de exposição de experiências intersetoriais, seguidas de debate.
O mesmo vai acontecer no segundo dia, quinta-feira (18), das 8h30 às 15h. Ao todo, estão inscritas 22 experiências intersetoriais, de 21 municípios, para o seminário. O estado de São Paulo conta com 11 municípios inscritos. A lista é completada, respectivamente, por Minas Gerais, com cinco municípios inscritos; pelo Rio de Janeiro, com quatro inscrições; e pelo Espírito Santo, com duas.
O encontro será encerrado com a visita técnica ao projeto intersetorial de Mauá, Projeto Guaruzinho, com a trilha Tape Rupi: Caminho Estreito com o Grupo dos Povos Indígenas Nhande Vae’ete.
Participantes – A estimativa é que o evento reúna cerca de 50 participantes dos diversos municípios da Região Sudeste, bem como representantes das seguintes instituições representativas da sociedade civil: União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme); Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (Seduc/ES); Prefeitura Municipal de Mauá; Cidade Educadora Mauá; Secretaria de Cultura de Jundiaí (Secult Jundiaí); e Secretarias Municipais de Educação (Semed) de Mauá, de Diadema, de Ribeirão Pires, de Raul Soares e de São João de Meriti.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sase