Notícias
EDUCAÇÃO SUPERIOR
MEC discute integração de universidades do Brasil e do Uruguai
Foto: Reprodução
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), participou do encontro da Rede Bioma Pampa de Instituições Públicas de Educação Superior (RBPIPES), que ocorreu no sábado, 20 de abril, na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no Rio Grande do Sul. O ex-presidente uruguaio José Alberto Mujica Cordano, popularmente conhecido como Pepe Mujica, ministrou a conferência de abertura, em que abordou a educação e a cooperação latino-americana.
A reunião foi marcada pelo ato de formalização e pela assinatura da carta constitutiva da Rede. A coalizão universitária foi formada a fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável, de forma que seja garantido o direito à educação superior pública e gratuita, bem como para fortalecer a colaboração entre as instituições participantes.
O MEC foi representado pela diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior da Sesu, Tânia Mara Francisco. Segundo ela, “a Rede busca integração internacional para promoção da cooperação para o desenvolvimento econômico, social, sustentável e democrático do Brasil e Uruguai. É uma ação estratégica no âmbito da educação superior para essa meta, um sonho a se tornar realidade”.
O encontro também oportunizou diálogo sobre as possibilidades de articulação entre o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e a RBPIPES. O intuito foi explorar oportunidades de cooperação para o desenvolvimento acadêmico e científico da região.
Rede Bioma Pampa – Os objetivos e desafios da RBPIPES vêm sendo elaborados há mais de cinco anos, por meio de um esforço conjunto envolvendo instituições de educação superior do Brasil e do Uruguai.
A estratégia de consolidação da Rede tem como foco a integração das universidades brasileiras e uruguaias localizadas na região do bioma Pampa. Uma das abordagens se concentra na formação e no fortalecimento dos chamados “núcleos temáticos”, tanto dentro de cada universidade quanto em colaboração entre elas. A ideia é promover a integração de professores e pesquisadores que trabalham em áreas específicas, visando à troca de experiências, à cooperação conjunta e ao compartilhamento de recursos, como laboratórios e equipamentos. Além disso, a expectativa é estabelecer estratégias focadas nas potencialidades da região do bioma Pampa, alinhadas a uma perspectiva de desenvolvimento regional.
A consolidação e expansão dos cursos binacionais, tanto de natureza tecnológica quanto de graduação, também estão entre as premissas da Rede. Outra abordagem está relacionada ao desenvolvimento de uma estratégia abrangente para o bioma Pampa. A RBPIPES anseia, ainda, somar esforços para proteger e promover a conservação desse ecossistema.
Agenda – Na sexta-feira, dia 19 de abril, Tânia Mara Francisco representou o MEC na cerimônia de condecoração de Mujica ao título de doutor honoris causa, concedido pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), em evento realizado na Universidade Tecnológica do Uruguai (Utec), em Rivera (Uruguai). A iniciativa foi proposta pelo Centro de Integração do Mercosul (CIM/Ufpel). A reitora, Isabela Andrade, e a vice-reitora, Úrsula Silva, assinaram e entregaram o diploma ao ex-presidente, ex-senador e personalidade uruguaia. A concessão da honraria tinha sido aprovada pelos conselhos superiores da Ufpel em junho de 2023.
A diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior da Sesu compôs a mesa do evento, que também teve a presença da vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Lucia Pellanda.
“Foi um privilégio o Ministério da Educação poder integrar e selar essa importante distinção ao líder Pepe Mujica. Parabenizamos a Ufpel por essa importante iniciativa. Uma honra, com certeza, e uma oportunidade de ouvi-lo com sua experiência e sabedoria extraordinárias”, concluiu Tânia.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu e da Unipampa