Notícias
ALFABETIZAÇÃO
Seminário sobre alfabetização recebe Camilo Santana
O Ministério da Educação (MEC) participa, nesta terça e quarta-feira, 19 e 20 de setembro, do “Seminário Nacional pela Alfabetização 2023: Um presente para o futuro”. No primeiro dia do evento (19), o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, palestrou sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A secretária executiva do MEC, Izolda Cela, atuou como mediadora da mesa de governadores, que tratou sobre o regime de colaboração como estratégia nacional para a garantia da alfabetização de crianças.
Durante o evento, o Ministro Camilo Santana lembrou que o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem o objetivo de garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE); além de garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de todas as crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.
“Nós temos dois objetivos: alfabetizar jovens e adultos e, ao mesmo tempo, estancar a evasão e a perda desses jovens ao longo dos anos no ensino fundamental. As evidências têm nos mostrado que, quando uma criança aprende a ler e a escrever na idade certa, isso reduz, significativamente, essas condições”, afirmou.
De acordo com o Ministro, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada já teve a adesão de todos os estados brasileiros e de 97% dos municípios. “Quero deixar claro que essa política não é para substituir nenhuma política já implementada pelos estados brasileiros. Pelo contrário, ela é para apoiar e fortalecer. A política tem de ser dos estados e dos municípios”, frisou Camilo Santana.
Ele também lembrou que a ideia do governo federal é criar um grande pacto nacional em relação à alfabetização, de modo que estados, municípios e a União possam construir juntos uma política nacional, com o objetivo único de garantir a qualidade e a melhoria da aprendizagem das crianças brasileiras.
Programação – O Seminário Nacional pela Alfabetização 2023 reúne educadores renomados internacionalmente, especialistas em políticas públicas, professores, alfabetizadores, prefeitos, membros das secretarias municipais e estaduais de Educação, governadores e ministros. O evento é uma realização da Associação Bem Comum (ABC), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Fundação Lemann e Instituto Natura, com o intuito de discutir os desafios da alfabetização. O objetivo é impulsionar o debate acerca da alfabetização de crianças como prioridade na política educacional brasileira.
O seminário ocorre de 19 a 20 de setembro, com palestras, painéis, mesas-redondas e debates com pessoas de diversos estados envolvidos. Nesta quarta-feira, 20 de setembro, a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, participará da palestra magna “Mobilização social para o compromisso de todos pela alfabetização de crianças”.
Assessoria de Comunicação Social do MEC