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Pará tem até 10/9 para retomar 492 obras escolares
Termina, no dia 10 de setembro, o prazo para 119 municípios do Pará manifestarem interesse em retomar a construção de obras escolares paralisadas ou inacabadas que fazem parte do Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica. Na lista de obras do estado, constam 492 obras inacabadas e paralisadas. A conclusão desse conjunto de construções, em sua totalidade, pode somar ao Pará 124 unidades de educação infantil, entre creches e pré-escolas; 193 escolas de ensino fundamental e 159 novas quadras esportivas ou coberturas de quadras, além de 10 reformas e ampliações e 6 de ensino profissionalizante.
A maioria das obras do Pacto está concentrada em cinco estados: Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais e Pará, mas a iniciativa contempla a retomada de obras em todas as unidades da Federação.
Adesão – Para retomar as obras paralisadas ou inacabadas os entes federados devem formalizar a repactuação no Sistema Integrado de Monitoramento de Execução e Controle (Simec), no módulo “Obras 2.0”. Para cada uma das obras em que haja interesse na retomada, o ente deverá incluir o ID da obra, clicar na área “Lista de Opções” e selecionar a opção “Solicitar nova pactuação MP1174”, inserir um texto informando o interesse na repactuação e enviar para análise. Uma vez que a manifestação foi enviada ao FNDE, começa o período de análise pela autarquia.
Os entes federativos devem ficar atentos aos procedimentos, que serão sempre conduzidos partir de comunicações entre o FNDE e o ente pelo módulo “Obras 2.0”, na aba “Solicitações” no ID da obra. Cabe aos entes decidir, junto às suas áreas técnicas, se querem ou não aderir ao pacto, não sendo uma obrigatoriedade. No entanto, ao retomar as obras atendidas no âmbito do Pacto Nacional, os gestores terão novo prazo de 24 meses para a sua conclusão, que pode ser prorrogado pelo FNDE, por igual período, uma única vez.
A Portaria Conjunta MEC/MGI/CGU nº 82, de 10 de julho de 2023, publicada pelos ministérios da Educação (MEC), da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Controladoria-Geral da União (CGU), dispõe sobre as repactuações entre o FNDE e os entes federativos no âmbito do Pacto Nacional pela Retomada de Obras. O documento funciona como um “manual de instruções” aos entes federativos que possuem obras paralisadas ou inacabadas e têm o desejo de retomar essas obras com o aporte financeiro e técnico do governo federal, por meio do FNDE.
Como funciona – No modelo do Plano de Ações Articuladas (PAR), há um compartilhamento de responsabilidades entre o governo federal e os entes para a realização de obras e serviços de engenharia de infraestruturas escolares de educação básica. Cabe ao FNDE, autarquia vinculada ao MEC, pactuar a obra com o município ou estado, transferindo os valores correspondentes após a comprovação da efetiva evolução da obra.
Apenas a parcela inicial, de 15% do valor pactuado, é transferida aos entes no início da execução da obra, mediante inserção pelo ente do contrato assinado, da planilha orçamentária e da ordem de serviço. Desse modo, o FNDE não repassa valores sem que haja a constatação de que a obra está evoluindo. Por sua vez, cabe ao gestor realizar a licitação localmente, firmar o contrato e gerir a obra, além de informar mensalmente ao FNDE sobre o seu andamento. Portanto, compete ao município/estado certificar-se de que a obra está evoluindo dentro do planejado.
Benefícios – A principal novidade do Pacto Nacional é a correção dos valores a serem transferidos pela União aos entes apoiados pelo Índice Nacional do Custo da Construção (INCC). Como a quase integralidade (95,83%) das obras que se encontram na situação de paralisada ou inacabada tiveram pactuações firmadas entre 2007 e 2016, a adoção desta medida facilita a retomada dessas construções, já que o reajuste nos recursos ainda pendentes de repasse pode chegar a mais de 200%, dependendo do INCC acumulado no respectivo período.
O saldo das obras será atualizado, o que significa um enorme avanço em relação às repactuações passadas, quando, mesmo defasado por anos, o valor originalmente pactuado era mantido. Agora, o gestor poderá retomar a obra com montantes condizentes com a realidade atual, dando mais segurança de que o empreendimento será, efetivamente, terminado” Camilo Santana, Ministro da Educação
A Medida Provisória (MP) nº 1.174, de 12 de maio de 2023 também traz outra inovação importante. Os estados que tenham interesse em apoiar financeiramente seus municípios para a conclusão de obras da esfera municipal terão a possibilidade de participar com seus próprios recursos. “A intenção é que esse regime de cooperação entre estados, municípios e a União possa ajudar no enfrentamento desse grave problema das obras inconclusas e que isso permita a abertura de centenas de escolas e de milhares de salas de aula”, destaca a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba.
Para garantir ainda mais efetividade à retomada das construções, a MP também prevê a permissão de repasse de recursos extras da União, mesmo nos casos em que o FNDE já tenha transferido todo o valor previsto para a obra ou serviço de engenharia inicialmente acordado. Seriam recursos destinados ao refazimento de etapas construtivas já realizadas, mas que se encontram degradadas pelo tempo estendido de falta de execução.
Pacto – O Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica foi instituído pela Medida Provisória nº 1.174/2023. O objetivo do governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), é possibilitar a conclusão de 3.594 obras de infraestrutura escolar paralisadas ou inacabadas em todo o país. Isso somaria 1.221 unidades de educação infantil, entre creches e pré-escolas; 989 escolas de ensino fundamental; 35 escolas de ensino profissionalizante; e 85 obras de reforma ou ampliação, além de 1.264 novas quadras esportivas ou coberturas de quadras. Com isso, tem-se o objetivo de criar cerca de 450 mil vagas na rede de ensino público de ensino no Brasil, com um investimento previsto de quase R$ 4 bilhões até 2026.
Números
No Pará, são 492 obras inacabadas e paralisadas.
A conclusão das obras garantirá:
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124 unidades de educação infantil, entre creches e pré-escolas;
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193 escolas de ensino fundamental;
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10 obras de reforma e ampliação;
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6 de ensino profissionalizante;
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159 novas quadras esportivas ou coberturas de quadras.
Serão 119 municípios beneficiados:
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Abaetetuba
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Abel Figueiredo
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Acará
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Alenquer
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Almeirim
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Altamira
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Anajás
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Ananindeua
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Augusto Corrêa
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Aurora do Pará
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Aveiro
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Bagre
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Baião
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Bannach
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Barcarena
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Belém
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Belterra
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Benevides
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Bonito
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Bragança
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Brasil Novo
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Breu Branco
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Breves
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Bujaru
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Cachoeira do Arari
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Cachoeira do Piriá
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Cametá
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Capitão Poço
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Castanhal
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Chaves
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Colares
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Conceição do Araguaia
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Concórdia do Pará
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Curralinho
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Curuá
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Curuçá
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Dom Eliseu
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Eldorado dos Carajás
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Floresta do Araguaia
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Garrafão do Norte
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Goianésia do Pará
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Gurupá
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Igarapé-Açu
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Igarapé-Miri
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Inhangapi
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Ipixuna do Pará
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Irituia
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Itaituba
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Itupiranga
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Jacareacanga
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Jacundá
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Juruti
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Limoeiro do Ajuru
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Mãe do Rio
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Magalhães Barata
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Marabá
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Marapanim
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Marituba
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Medicilândia
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Melgaço
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Mocajuba
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Moju
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Monte Alegre
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Muaná
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Nova Esperança do Piriá
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Nova Ipixuna
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Nova Timboteua
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Novo Progresso
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Novo Repartimento
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Óbidos
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Oeiras do Pará
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Oriximiná
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Ourém
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Ourilândia do Norte
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Pacajá
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Palestina do Pará
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Paragominas
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Parauapebas
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Pau D Arco
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Placas
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Ponta de Pedras
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Portel
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Porto de Moz
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Prainha
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Quatipuru
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Rondon do Pará
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Rurópolis
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Salinópolis
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Salvaterra
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Santa Bárbara do Pará
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Santa Cruz do Arari
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Santa Isabel do Pará
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Santa Maria das Barreiras
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Santa Maria do Pará
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Santana do Araguaia
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Santarém
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Santarém Novo
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Santo Antônio do Tauá
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São Caetano de Odivelas
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São Domingos do Araguaia
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São Domingos do Capim
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São Félix do Xingu
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São Geraldo do Araguaia
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São João da Ponta
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São João de Pirabas
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São João do Araguaia
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São Miguel do Guamá
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São Sebastião da Boa Vista
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Soure
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Tailândia
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Terra Alta
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Tomé-Açu
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Tracuateua
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Trairão
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Tucuruí
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Ulianópolis
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Uruará
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Vigia
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Viseu