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MEC participa da Semana de Aprendizagem Digital da Unesco
O Ministério da Educação (MEC) marcou presença na Semana de Aprendizado Digital (Digital Learning Week), promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris, França, no início de setembro. O principal evento da Unesco sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) abordou tópicos relacionados à educação digital e ao papel da inteligência artificial no futuro da aprendizagem e na transformação do ensino. O MEC foi representado pela coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação Básica do MEC, Ana Úngari Dal Fabbro.
A semana reuniu formuladores de políticas, educadores, parceiros do setor privado, pesquisadores e agências de desenvolvimento de todo o mundo. Juntos, eles abordaram mudanças significativas causadas pela inovação digital na educação e orientar o uso da tecnologia para melhorar o ensino. Nas palestras e paineis debateu-se o uso de plataformas digitais na educação e a importância de usar a tecnologia de forma inteligente na educação. “Temas-chave incluíram a necessidade de uso responsável e inclusivo da tecnologia, os desafios e oportunidades apresentados pela IA e a importância de alinhar recursos digitais com objetivos educacionais. Esses tópicos são relevantes para o Brasil, que neste momento têm discutido internamente no MEC a expansão da sua plataforma de recursos educacionais digitais: o MEC RED”, informou.
Segundo Ana Dal Fabbro, as referências internacionais apresentadas e as discussões sobre parâmetros foram relevantes para a melhoria do desenho do plano estratégico do Ministério. "A temática da inteligência artificial generativa é de extrema relevância no contexto atual. O setor de educação já tem debatido este tema e as discussões travadas poderão contribuir para o debate e avanço da pauta dentro do Ministério”, disse.
Outros temas abordados no evento foram a iniciativa da Unesco Gateways to Public Digital Learning, que discute e apoia países na temática de plataformas digitais públicas de conteúdo; o papel da tecnologia como aliada dos professores, liberando tempo na sala de aula para atividades mais envolventes; a conectividade, capacidades e conteúdo como os componentes essenciais da aprendizagem digital; e os principais problemas com plataformas digitais.
Reuniões – A agenda do MEC incluiu reunião com a delegação brasileira permanente na Unesco, para discutir a visão do Ministério da Educação no que se refere à temática da educação digital; e com a equipe do Digital Transformation Collaborative e do Future of Learning and Innovation Team da Unesco, para conhecer as iniciativas e verificar as possibilidades de participação do MEC.
O encerramento da Semana foi marcado pela entrega do Prêmio da Unesco Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa para a utilização das TIC na Educação, com apresentação breve dos projetos vencedores, da Irlanda e China. Também foi lançado o novo guia da Unesco sobre Inteligência Artificial Generativa na Educação e Pesquisa.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB