Notícias
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Semana da EPT teve mais de 3 mil inscritos em debates e oficinas
A 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, que ocorreu de 16 a 22 de outubro, com a temática “Futuro conectado: educação profissional para reconstruir o Brasil”, teve 3.252 inscritos, entre expositores e participantes, nas mais de 30 oficinas e dos 10 debates do evento. Esse número corresponde ao levantamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), nesta segunda-feira, 23 de outubro, na plataforma Sympla. Vale lembrar que não era necessária inscrição para visitar o evento, ocorrido no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), e todas as atividades eram gratuitas.
Os visitantes da Semana da EPT puderam conhecer 280 projetos apresentados nos estandes das mais de 50 instituições ofertantes da EPT, como os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), as redes estaduais de educação, as escolas técnicas vinculadas às universidades, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Um total de 40 projetos de IFs se revezaram no Espaço da Inovação durante a Semana, com apresentações nos seguintes eixos temáticos: sustentabilidade; agropecuária e agroindústria; recursos naturais e transição energética; saúde; robótica e inteligência artificial; transformação digital; reindustrialização; e tecnologia e inovações sociais.
“Este grande evento, com instituições de todo o Brasil, simbolizou a retomada da valorização da educação, da ciência e da tecnologia. Os projetos apresentados pelos estudantes, professores e técnicos são a prova de como os cursos técnicos podem fazer a diferença na vida dos jovens. A educação profissional prepara o estudante para a vida e também para o trabalho, impulsionando a produtividade das empresas e consequentemente do País”, destacou o secretário de EPT do MEC, Getúlio Marques Ferreira.
Exposição — A Semana da EPT também teve a exposição “Institutos federais, a cara do Brasil”, que celebrou os 15 anos dos IFs. Para a iniciativa, foram selecionados 15 personagens, das cinco regiões brasileiras, em meio a professores, técnicos, estudantes e egressos. A proposta era contar (com fotos, textos e vídeos) a atuação dessas pessoas no cotidiano escolar e o papel transformador dos IFs na comunidade.
Medalha Nilo Peçanha – Outro destaque do evento foi a retomada da entrega da Medalha Nilo Peçanha, que homenageou 16 personalidades, entre pessoas físicas e jurídicas. As medalhas foram entregues pelo Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e pelo secretário de EPT, Getúlio Ferreira.
Unidades móveis – Na parte externa do Centro de Convenções, os visitantes da Semana da EPT ainda puderam participar de oficinas disponibilizadas em três carretas interativas do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e do Senac.
A 3ª Semana de EPT ainda contou com apresentações culturais e mostra de filmes.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec