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EDUCAÇÃO HÍBRIDA
Política de educação híbrida é debatida pelo MEC
A 1ª Expo Presencial da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH), realizada em 19 e 20 de outubro, em Maceió (AL), reuniu os representantes das 24 unidades da Federação que compõem a Rede, criada há um ano. O realizador do encontro é o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) e em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e teve como finalidade avançar na construção de uma política de educação híbrida.
A programação engloba dois painéis e reúne pesquisadores com relevância acadêmica na temática e reconhecimento nacional e internacional. No dia 19, debateu-se o tema “Planejamento e concepção da educação híbrida”. Já o segundo dia do evento (20) teve o tema: “Potencializando as práticas pedagógicas com recursos educacionais digitais”.
O MEC foi representado pelo diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro do Nascimento Santos; pela coordenadora-geral de ensino médio, Valdirene Alves de Oliveira; e pelo coordenador Ricardo Albernaz. Para Valdirene, esse encontro é “fundamental para oficializar o início das ações pedagógicas nas escolas das redes de ensino que integram a RIEH, de modo coeso e coerente com os princípios e concepções que fundamentam uma educação escolar de qualidade socialmente referenciada”.
Na abertura, Alexsandro representou a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, afirmando que, para o Ministério da Educação, a RIEH é um projeto estratégico, porque funciona como um motor para diferentes políticas prioritárias colocadas em pauta pela atual gestão da Pasta. “A rede está conectada à nossa proposta de educação integral em tempo integral. Está entrelaçada à reestruturação do ensino médio que nós estamos conduzindo a partir da consulta pública que fizemos. Está entrelaçada à nossa Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, para o aumento da modernização e da qualidade social da educação básica, que vai nos permitir dar velocidade, força, tração nessas diferentes políticas”, concluiu.
O diretor também acredita que a Rede responde a uma perspectiva de educação híbrida que não se resolve só pensando na dimensão tecnológica. “Quando a gente fala de educação híbrida, estamos falando de uma concepção educacional, de um modelo pedagógico que pretende convocar todo mundo a pensar a educação em múltiplos espaços, com múltiplos sujeitos e com múltiplas formas de interação”, afirmou.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB