Notícias
INTERNACIONAL
MEC participa do Fórum Latino-Americano para conectividade educacional
O Ministério da Educação (MEC) participou, nos dias 17 e 18 de outubro, na sede do Diálogo Interamericano em Washington, nos Estados Unidos, do Fórum Latino-Americano para conectividade educacional sobre o tema “Educação na era digital”. O objetivo foi reunir os principais agentes desse tópico e debater questões como regulamentação, políticas públicas, coordenação e financiamento para a agenda educacional nessa era.
O evento foi coordenado pelo Diálogo Interamericano, com o apoio do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Os três eixos de discussão foram: estratégias para conectar e equipar as escolas, modelos de conectividade a preços acessíveis e o futuro dos conteúdos e das plataformas educativas digitais.
A diretora de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica (SEB), Anita Stefani, representou o MEC no Fórum e participou da Oficina de Diálogo Interamericano intitulada “Quais são os elementos-chave da sua estratégia para conectar e equipar as escolas?”.
Na discussão, Anita falou sobre o desafio de garantir internet com qualidade para fins pedagógicos em todas as escolas do Brasil, país de tamanho continental. Segundo ela, a partir da criação do Comitê Executivo da Estratégica Nacional de Escolas Conectadas, o MEC coordenará os esforços e atores nacionais para universalizar a conectividade adequada para as escolas públicas do País.
“Esse é um passo importante, mas sozinho não muda o jogo. Precisamos também pensar na formação dos professores para uso e ensino de tecnologia, na adoção de práticas pedagógicas inovadoras, utilização de recursos educacionais digitais, de forma a avançarmos no desenvolvimento das competências digitais dos estudantes”, a diretora destacou.
Também participaram da ficina: o diretor do Centro de Inovação do Ministério da Educação do Chile, Martín Cáceres; o subsecretário de acesso e permanência da Secretaria de Educação de Bogotá, Carlos Alberto Reverón Peña; e o coordenador do Programa Nacional de Transformação Educacional Digital de Honduras, Luis Espinal.
Outros temas abordados no Fórum foram “Conectividade acessível e significativa para fins educacionais” e “Conteúdos e plataformas educacionais na era digital”.
O evento contou com representantes do ecossistema educacional e digital latino-americano, como autoridades das áreas de educação, comunicação, tecnologia, planejamento e gestão, além de representantes de empresas, especialistas, fundações filantrópicas e organizações da sociedade civil.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB