Notícias
INTERNACIONAL
MEC participa de conferência sobre o futuro da TI
O Ministério da Educação (MEC) participou da Conferência Gartner IT Symposium/Xpo 2023, realizada de 16 a 19 de outubro, em Orlando (Estado Unidos). O intuito foi debater o futuro da tecnologia da informação (TI) e o impacto da inteligência artificial (IA) na educação. Esse evento é referência mundial para conhecimento e atualização de iniciativas e novas TIs disponíveis e exploradas no mercado. A coordenadora-geral de Governança, Isabelle Nascimento de França, e o coordenador-geral de Infraestrutura e Segurança da Informação, Edgard Carvalho Ribeiro Neto, da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Stic), representaram o MEC.
Na Conferência, especialistas, CIOs (chefes de TI) e líderes de TI do mundo inteiro se reuniram e dialogaram sobre a tecnologia, os insights e as tendências que ditam como a TI e os negócios serão futuramente. Alguns dos temas abordados foram a aceleração da transformação dos negócios; a segurança cibernética; a experiência do cliente; a análise de dados; a liderança executiva; e o impacto da IA em todos os setores e cargos.
“A participação de gestores do MEC é uma oportunidade de atualização e aquisição de conhecimentos sobre as últimas tendências e práticas inovadoras no campo da tecnologia. Esse conhecimento permitirá que estejamos à frente das mudanças do mercado tecnológico e que possamos melhorar a eficiência dos processos internos e tomar decisões estratégicas embasadas em informações atualizadas e confiáveis”, ressaltou Isabelle França. O networking com outros profissionais e especialistas também oportuniza novas parcerias e colaborações para o avanço tecnológico do órgão público.
A Conferência apresentou as melhores práticas de organizações líderes, a fim de ajudar os participantes a aprimorarem suas visões estratégias de longo prazo para a infraestrutura e segurança da informação, de forma alinhada com as tendências e os desafios atuais.
Na ocasião, houve, ainda, um encontro com renomados profissionais da educação pública do Brasil, cujo intuito foi debater iniciativas, compartilhar experiências e destacar o impacto do suporte fornecido pelo Gartner na realização de suas metas e objetivos. Participaram representantes do MEC, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná e do Centro Paula Souza (CPS).
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Stic