Notícias
INSTITUTOS FEDERAIS
MEC empossa reitor do Instituto Federal de Minas Gerais
Foto: Luis Fortes/MEC
O Ministro da Educação, Camilo Santana, empossou, nesta quarta-feira, 11 de outubro, Rafael Bastos Teixeira para o cargo de reitor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). A cerimônia ocorreu na Galeria dos Ministros, na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF). Rafael Bastos foi eleito em junho deste ano, em pleito que escolheu, também, os diretores dos 18 campi da Instituição para o mandato 2023-2027. Em setembro, o MEC publicou a sua nomeação, e agora, com a posse, o reitor poderá empossar os diretores eleitos e sua nova equipe de gestão.
Em sua fala, o Ministro destacou que o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi um dos grandes responsáveis pela expansão e interiorização dos campi dos institutos federais (IFs) de todo o País. “Agora nós queremos fortalecer e dar um passo mais adiante, porque os institutos federais são referências de qualidade e algo exitoso na educação. Em breve, vamos anunciar uma nova ampliação e a consolidação dos institutos federais, aqueles que ainda não têm restaurante para os seus alunos, não têm um equipamento esportivo, aqueles em que ainda falta um laboratório. A ideia é priorizar, mas vamos também ampliar e levar o acesso aos jovens brasileiros”, informou.
Camilo Santana ainda apontou o que mostra um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): o ensino técnico no Brasil representa apenas 11,2% das matrículas do ensino médio, enquanto a média dos demais países é de mais de 40%. “Então, esse é um esforço que nós vamos fazer, até porque, na consulta que nós fizemos sobre o ensino médio, 80% dos quase 130 mil jovens alunos que foram ouvidos querem o ensino técnico”, afirmou o Ministro.
O secretário de educação profissional e tecnológica (EPT) do MEC, Getúlio Marques Ferreira, ressaltou os desafios que a nova gestão terá para incrementar matrículas de cursos técnicos integrados de nível médio. “Estamos trabalhando para, junto com as redes ofertantes, aumentarmos a oferta de cursos técnicos e atingirmos, enquanto país, as metas do Plano Nacional de Educação e a média da OCDE, com mais jovens e adultos fazendo educação profissional e contribuindo com o desenvolvimento do Brasil”, disse.
O reitor do IFMG, Rafael Bastos, destacou que “é filho do Instituto Federal”, pois tomou posse no dia 23 de dezembro de 2008, no então Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Bambuí (MG). Cinco dias depois, o Centro se transformou em campus do IFMG, com a sanção da Lei n.º 11.892/2008, criadora dos 38 IFs de educação, ciência e tecnologia, sendo um deles o IFMG.
“Estar aqui neste momento representa muito para mim. Reforçamos o compromisso com a educação pública, gratuita, de qualidade e interiorizada. Agradeço aos 18 campi do IFMG por terem me dado esse voto de confiança. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa rede federal, porque nós transformamos vidas, e transformar vidas não tem preço”, destacou.
Currículo — Natural de Viçosa, Rafael Bastos Teixeira é docente da rede federal desde 2008, quando ingressou no Cefet Bambuí — que, no mesmo ano, viria a se tornar campus do IFMG. Graduado em zootecnia, o reitor é mestre e doutor na mesma área. Cursou, também, pós-doutorado no Centro Nacional de Pesquisa em Gado de Leite da Embrapa, além de ser especialista em Gestão Pública. Ele foi eleito diretor-geral do Campus Bambuí por dois mandatos consecutivos e estava à frente da unidade desde 2015.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec e do IFMG