Notícias
PESQUISA
MEC abre seleção de pesquisa em rede no Centro-Oeste
Estão abertas até 8 de dezembro as inscrições para o Programa Rede de Pesquisa e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste (PDPG Centro-Oeste), promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A seleção é regida pelo Edital nº 20/2023 (confira os anexos aqui, aqui e aqui), publicado pela Capes nesta segunda-feira, 9 de outubro, e atende Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A exemplo dos editais anteriores, realizados em parceria com as Fundações de Apoio à Pesquisa (FAP), os estados definiram as áreas estratégicas a serem apoiadas. O edital fomentará projetos de pesquisa em três eixos: Bioeconomia, Biotecnologia e Biodiversidade. Cada proposta deverá indicar, ainda, um tema prioritário entre opções que incluem, por exemplo, mudanças climáticas no Cerrado, energias renováveis e prevenção e combate a incêndios.
Mercedes Bustamante, presidente da Capes, alerta para o fato de que, diferentemente do que tem se observado na Amazônia, o ritmo do desmatamento no Cerrado não arrefeceu. “Precisamos de soluções para um uso mais sustentável dos biomas brasileiros. E para isso precisamos de pesquisas protagonizadas por cientistas que conheçam as regiões. Por isso é tão importante haver uma seleção voltada para o Centro-Oeste que encare os problemas do Cerrado e de outros biomas na região”, explica.
Cada Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (FAP) poderá apresentar até quatro propostas, que deverão contar com pelo menos três programas de pós-graduação e abranger um mínimo de dois estados do Centro-Oeste. A concessão para cada proposta será de até oito bolsas de doutorado, seis de pós-doutorado e uma de professor-visitante sênior no País, além de uma de professor-visitante sênior e uma de professor-visitante júnior no exterior, quatro para professores-visitantes no Brasil e R$60 mil em recursos de custeio.
As FAP, por sua vez, além de apresentarem as propostas, entrarão com uma contrapartida de pelo menos 30% do valor total das bolsas do MEC/Capes solicitado pela proposta. Será ainda obrigatório que elas concedam uma bolsa de pesquisador para o coordenador do projeto e uma de extensão tecnológica. O apoio também poderá se dar com bolsas para a gestão acadêmico-científica e administrativa do projeto e recursos de custeio ou de capital.
O edital é o quarto do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas nos Estados e segue até 2024. A divulgação do resultado final no Diário Oficial da União está prevista para ocorrer a partir de 16 de fevereiro e as assinaturas dos acordos de cooperação técnica, do dia 23 do mesmo mês em diante. Já os projetos devem se iniciar em março.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Capes