Notícias
ESCOLAS CONECTADAS
Câmara discute conectividade em escolas públicas
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) participou, nesta terça-feira, 3 de outubro, de audiência pública da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, com o tema “Programa de conectividade em escolas públicas”. A reunião foi solicitada pelo deputado Aureo Ribeiro para debater a fiscalização e o acompanhamento do uso de recursos públicos em programas de conectividade nas escolas públicas do Brasil.
O MEC foi representado por Ana Úngari, coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica, da SEB, que explicou a visão do Ministério acerca de uma educação básica pública que eduque com tecnologia, visando à inclusão e cidadania digital. “Sabemos da importância dessa temática da tecnologia hoje dentro da educação e, na visão do MEC, isso tem que vir de uma forma bastante integrada, em várias dimensões. A conectividade insere-se dentro dessa visão mais ampla, de conectividade para o uso pedagógico”, explicou.
Ana Úngari também apresentou a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas — política de conectividade nas escolas lançada pelo MEC no dia 26 de setembro. A estratégia é composta por seis eixos: conectividade; dispositivos e ambientes; gestão e transformação digital; recursos educacionais digitais; competências e formação; e currículo. “O nosso compromisso com essa estratégia é universalizar a conectividade para fins pedagógicos em todas as escolas públicas de educação básica do País até 2026”, afirmou.
Segundo ela, a política de conectividade do MEC irá definir os parâmetros nacionais de conectividade para uso pedagógico da tecnologia em sala de aula, bem como coordenar os recursos e as políticas federais, garantindo a prioridade de universalização até 2026 e pactuando-a com governos locais. Também coordenará os papéis e monitoramento dos esforços de modo complementar. “Esse é um esforço nacional, por isso uma estratégia nacional e não federal, porque é muito importante uma participação dos governos locais, estados e municípios dentro dessa estratégia”, finalizou.
Participantes – Além da coordenadora do MEC, a audiência também teve a participação de Juana Nunes Pereira, diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Luiz Fernando Ururahy de Souza, auditor-chefe do Tribunal de Contas da União (TCU); Nathalia Almeida de Souza Lobo, diretora do Departamento de Política Setorial do Ministério das Comunicações; Olinto Sant´Ana, presidente da Associação Brasileira de Operadoras Móveis Virtual (Abratual); Paula Martins, CEO da Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace); e Vicente Bandeira de Aquino Neto, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Assessoria de Comunicação Social do MEC