Notícias
GESTÃO
MEC segue elaboração de seu planejamento estratégico
Foto: Fábio Nakakura/MEC
O Ministério da Educação (MEC) iniciou mais uma fase de elaboração do seu Planejamento Estratégico Institucional (PEI). Tal documento enuncia os objetivos e resultados esperados pela gestão, além de estar alinhado ao Plano Nacional de Educação (PNE) e às diretrizes, aos objetivos e às metas definidos no Projeto de Lei do Plano Plurianual (PPA 2024-2027). A partir desta semana, o Ministério iniciará um ciclo de oficinas com lideranças de suas áreas. O intuito é criar um documento que não só identifique os desafios, mas também ajude a direcionar e comunicar as ações que serão implementadas nos próximos anos.
O processo é colaborativo e conduzido pela Secretaria Executiva, envolvendo todas as secretarias do MEC. Assim como em outros órgãos da Esplanada, a formulação do PEI ocorre na sequência do PPA e contará com o apoio de uma consultoria de planejamento estratégico para consolidar o Plano. O processo, o qual foi iniciado em setembro, será um importante instrumento auxiliador para a gestão das políticas prioritárias e ações do Ministério ao longo dos próximos quatro anos.
A secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, fez a abertura da 1ª Oficina do PEI-MEC com as áreas de suporte, nesta terça (31). Segundo ela, a iniciativa busca melhorar o engajamento e a articulação dentro da instituição. “Considero de muita serventia para nós um processo como esse. Ele tem potencial de qualificar nosso trabalho, nosso engajamento, nossa articulação. Poderemos fazer mais e melhor com as condições que temos”, afirmou. Ela também agradeceu o empenho das equipes envolvidas no trabalho e avaliou que “as funções-meio são imprescindíveis para alcançarmos os objetivos finalísticos do Ministério. As atividades-meio nos auxiliam diretamente na construção da instituição que queremos”.
Fases – A primeira fase do processo fez o diagnóstico da atual situação mediante entrevistas com o alto nível da gestão, envolvendo o Ministro, secretários e presidentes das vinculadas. A escuta buscou identificar as expectativas de entregas e resultados pela instituição ou secretaria nos próximos anos, além do que precisa ser melhorado. Após isso, foram enviados questionários para que as equipes possam colaborar na definição do diagnóstico.
Na segunda fase, serão realizadas oficinas para a construção de uma proposta de mapa estratégico. Em seguida, as secretarias irão desdobrar a estratégia em projetos, ações e indicadores. A previsão é que o plano estratégico seja finalizado em dezembro deste ano.
O MEC está determinado a garantir que o documento seja mais do que apenas um plano no papel, a meta é ser uma ferramenta ativa para orientar sua atuação. Ao final do processo, o Ministério terá: atualizado seus referenciais estratégicos (missão, visão e valores); criado um mapa com um conjunto de objetivos estratégicos; e estabelecido um painel de indicadores para monitorar os projetos e ações estratégicos.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria Executiva