Notícias
MERCOSUL EDUCACIONAL
MEC receberá ministros do Mercosul Educacional
No dia 23 de novembro, o Ministério da Educação (MEC) sediará a Reunião de Ministros de Educação (RME), instância superior do Setor Educacional do Mercosul. Ela é integrada pelos Ministros de Educação dos estados-membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e dos países associados do bloco, que incluem Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname. O encontro vai finalizar a programação da Presidência Pro Tempore Brasil (PPTB) na área educacional do Mercosul, assumida pelo MEC no segundo semestre de 2023.
Entre as atividades a serem realizadas na Reunião, estão: apresentação dos resultados da PPTB; diálogo político entre os Ministros de Educação do Mercosul; e intervenções de representantes dos estudantes, dos trabalhadores da educação, dos organismos internacionais e de outros representantes de organizações educacionais.
Além disso, o Ministério da Educação do Paraguai apresentará os resultados esperados para a Presidência Pro Tempore do Paraguai (PPTP), que ocorrerá no primeiro semestre de 2024. Também será aprovado o cronograma de atividades da PPTP.
PPTB – As atividades da Presidência Pro Tempore Brasil (PPTB) na área educacional do Mercosul começaram em julho de 2023. Ao longo do segundo semestre, foram realizadas mais de 50 reuniões virtuais com as Comissões de Área dos estados-membros do Mercosul e países associados do bloco.
A rodada final de reuniões se iniciou no dia 6 de novembro e terminará no dia 23 com a Reunião de Ministros de Educação. Nesse período, o MEC tem recebido representantes de alto nível dos Ministérios da Educação e das agências equivalentes dos diferentes países do Mercosul. Além disso, representantes de embaixadas estrangeiras, de organismos internacionais e de outras associações e instituições educacionais brasileiras têm participado das discussões.
A série de encontros das Comissões de Área está acontecendo em Brasília (DF) e conta com atividades coordenadas pela Secretaria de Educação Básica (SEB), pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Assessoria Internacional. Os encontros presenciais servem para discutir as conclusões do semestre, levantar o progresso das ações e preparar recomendações que serão entregues aos Ministros na RME.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria Internacional