Notícias
INTERNACIONAL
MEC participa de conferência sobre o futuro da TI
O Ministério da Educação (MEC) participou, entre os dias 6 e 9 de novembro, em Barcelona, na Espanha, da Conferência Gartner IT Symposium/Xpo. O intuito foi debater como a tecnologia da informação (TI) será futuramente e o impacto da inteligência artificial (IA), além de aplicar esses conhecimentos na educação. O evento é referência mundial para conhecimento e atualização de iniciativas e novas TIs disponíveis e exploradas no mercado.
Samantha Paschoal, coordenadora-geral de Dados e Analytics da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Stic), representou o MEC na Conferência, na qual pôde conhecer tendências de desenvolvimento em inteligência artificial, estabelecer conexões com formadores de opinião e líderes empresariais e avaliar a viabilidade de novas oportunidades, a fim de fortalecer e modernizar as capacidades internas dos recursos tecnológicos do Ministério.
A coordenadora destacou que a participação na Conferência resultou em benefícios significativos para o MEC. “A experiência proporcionou uma imersão em novas tecnologias, oferecendo oportunidades tangíveis para o avanço tecnológico da instituição. Destacou-se a rica troca de experiências, tanto nacionais quanto internacionais, a ampliação das redes de contatos com especialistas e a inspiração proveniente de histórias de sucesso que podem ser replicadas no contexto educacional”, ressaltou.
Para a Stic, a participação foi estratégica, pois permitiu a investigação de inovações em tecnologia da informação e comunicação (TIC) e suas aplicações setoriais, além da identificação de oportunidades de negócios por meio de parcerias com empresas-líderes e membros do ecossistema. Na Conferência, especialistas, CIOs (chefes de TI) e líderes de TI do mundo inteiro se reuniram e dialogaram sobre a tecnologia, os insights e as tendências que ditam como a TI e os negócios serão futuramente.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Stic