Notícias
MERCOSUL EDUCACIONAL
Educação superior é debatida em reunião do Mercosul
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), iniciou nesta quinta-feira, 16 de novembro, a reunião da Comissão de Área de Educação Superior (Caes) do Setor Educacional do Mercosul e do Grupo de Trabalho do Sistema Integrado de Mobilidade do Mercosul (GT Simercosul). O encontro, que ocorrerá até 17 de novembro, faz parte das ações realizadas pela Presidência Pro Tempore Brasil (PPTB), assumida pelo MEC no segundo semestre de 2023.
Nos dois dias de atividades, os representantes dos estados-membros do Mercosul e dos países associados do bloco realizarão uma série de atividades voltadas para a educação superior. No primeiro dia, a secretária da Sesu, Denise Pires, falou sobre Internacionalização e Integração Regional, os desafios que a região terá pela frente e a importância de fortalecer o Mercosul nos próximos anos. Também apresentou os dados da educação superior brasileira e pontuou a importância da educação superior para a educação básica.
“Precisamos ter um olhar para a formação de professores. Isso é fundamental em toda a nossa região. Estamos passando por uma revolução da educação no mundo, e nossa região, infelizmente, está atrasada quando pensamos na transformação digital, formação de professores para enfrentar o letramento digital, inteligência artificial e Chat GPT”, afirmou Denise Pires. Para ela, a transformação digital na educação é algo que já estava acontecendo no mundo todo, mas que só se acelerou na América Latina após a pandemia causada pela Covid-19.
Outro ponto destacado por ela foi a revalidação de diplomas de graduação entre os países do Mercosul. “Ainda há muito o que avançar, porque ainda temos o currículo de graduação muito diferente entre os países. Então, precisamos saber como fazer para que a revalidação de diplomas seja mais fácil. Precisamos fortalecer o Arcu-Sul [Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados] para acreditar mais cursos e fazer a revalidação de maneira mais facilitada na nossa região”, concluiu.
Além da secretária de Educação Superior, participaram da abertura da reunião da Caes o diretor de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Rui Oppermann, e o Prof. Celio da Cunha, representante do Comitê Editorial do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (Neies) - Revista Integração e Conhecimento. Eles também contribuíram com reflexões sobre internacionalização da educação superior e integração regional.
Programação – Ainda no primeiro dia do encontro, ocorreu a reunião do GT Simercosul, que teve como pauta: a III Convocatória Prêmio Marca&Segib, a XII Convocatória Programa Marca e o informe semestral de atividades 2023-2024. Na reunião da Caes, no dia 16 de novembro, também foi realizado um informe sobre as atividades do Neies.
No segundo dia, 17 de novembro, a reunião da Caes será composta por informes do GT de Reconhecimento de Títulos da Educação Superior e da Rede de Agências Nacionais de Acreditação (Rana), representada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, está prevista a participação de representantes do Subgrupo de Trabalho n. 11 (Saúde) do Mercosul, por meio da Comissão de Serviços de Atenção à Saúde (Coserats) e Subcomissão de Desenvolvimento e Exercício Profissional (Scoejer).
PPTB – As atividades da Presidência Pro Tempore Brasil (PPTB) na área educacional do Mercosul começaram em julho. Ao longo do segundo semestre, foram realizadas mais de 50 reuniões virtuais com as Comissões de Área dos estados-membros do Mercosul e países associados do bloco.
A rodada final de reuniões começou em 6 de novembro e terminará em 23 de novembro, com a Reunião de Ministros de Educação (RME). A série de encontros das Comissões de Área está acontecendo em Brasília (DF) e conta com atividades coordenadas pela Secretaria de Educação Básica (SEB), pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), pelo Inep, pela Capes e pela Assessoria Internacional. Os encontros presenciais das Comissões de Área são uma preparação para a RME.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu