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AVALIAÇÂO EDUCACIONAL
Educação básica é tema de seminário internacional
Começou, nesta terça-feira, 28 de novembro, o Seminário Internacional de Avaliação da Educação Básica. O evento segue até a próxima quinta-feira, 30 de novembro, e reúne autoridades, membros de entidades representativas e especialistas, com o objetivo de promover o debate sobre as possibilidades e inovações para o futuro das avaliações brasileiras.
Promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o seminário tem o apoio da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI); do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Durante a mesa de abertura do evento, o presidente do Inep, Manuel Palacios, destacou que o momento é de atualização e inovação. “Os instrumentos de avaliação vêm sendo transformados ao longo dos anos. Nosso objetivo é também construir uma discussão das novas matrizes, tanto para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) quanto para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, afirmou.
Entre os assuntos que serão discutidos durante os três dias de evento, estão as inovações na avaliação da qualidade da educação, as novidades do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) e as avaliações de leitura e escrita.
O diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Rubens Lacerda, lembrou que neste ano o Instituto fez grandes entregas na educação básica, como os resultados da pesquisa Alfabetiza Brasil, que dará suporte às políticas de avaliação da alfabetização, lideradas pelo Governo Federal e pelas redes públicas estaduais e municipais de ensino. “Esse seminário mostra a relevância das nossas entregas. Por isso é importante contar com a parceria das instituições e da sociedade, e fazer essa troca de experiências”.
Para representar o ministro da Educação, Camilo Santana, esteve presente o diretor de Informações Estratégicas e Inovação da Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais do MEC, Evânio de Araújo. Na oportunidade, Araújo destacou que o seminário internacional permite uma troca de experiência. “Queremos produzir informações orientadas e com base em evidências científicas e o Inep cumpre muito bem esse papel. Não conseguimos fazer políticas públicas sem dados e pesquisas que fomentem o conhecimento. Por isso, a importância de eventos como este para tomadas de decisões”, disse.
Testes e avaliações como o Saeb, permitem que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências. A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, ressaltou que é preciso repensar algumas métricas e o que elas nos dão de informações. “Por exemplo, ainda não conseguimos mensurar ao certo o desempenho de estudantes pretos e pardos e das salas multisseriadas. Essa é a resposta que a sociedade espera, ter esses processos avaliados. Por isso, estamos de mãos dadas com a sociedade brasileira”, pontuou.
Como instrumento de monitoramento da elaboração, da execução e dos resultados das políticas educacionais dos governos federal, estaduais ou municipais, o presidente da Undime São Paulo, Luiz Miguel Martins Garcia, destacou o papel da avaliação nos resultados alcançados e nas metas propostas. “A avaliação é um dos instrumentos mais complexos e que exige um estudo contínuo. A partir do seu aperfeiçoamento, podemos minimizar as diferenças, sempre respeitando a cultura e característica de cada região”, afirmou.
Confira as mesas temáticas:
- Avaliação da educação básica: passado, presente e futuro
- Inovações na avaliação educacional
- Inovações na avaliação da qualidade da educação
- Resultados da avaliação da competência leitora no PIRLS
- A avaliação da leitura e da escrita
- A avaliação do letramento em ciências
- A avaliação da matemática e da resolução de problemas
Palestras – Ainda pela manhã, foi realizado o workshop para pesquisadores da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Inep e Comissão Assessora. Na oportunidade, foram abordados os seguintes temas: “Avaliação socioemocional no Chile: uma trajetória de 10 anos” e “Design de Teste Adaptivo no PIRLS 2021: construção de testlets”. Já a palestra de abertura foi conduzida pela professora e economista colombiana Nathalia Gonzalez, que apresentou os desafios da avaliação educacional.
Confira a programação do seminário
Acompanhe a transmissão
Saiba mais sobre o seminário
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do Inep