Notícias
CONAE
11º Webinário Conae abordará escola em tempo integral
Na próxima segunda-feira, 4 de dezembro, o Ministério da Educação (MEC) realizará o 11º encontro do Ciclo de Webinários da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024. O evento, organizado pela Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), discutirá o tema “Escola em tempo integral” e ocorrerá a partir das 19h (horário de Brasília), com transmissão pelo canal do MEC no YouTube.
Participarão da discussão os seguintes convidados: Raquel Franzin, mestranda em Educação e Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral, da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC; Júlia Dietich, doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP) e membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; e Luciano Chagas Barbosa, sociólogo do MEC e especialista em Políticas Públicas da Educação pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O debate contará com a moderação de Luiz Roberto Alves, professor-pesquisador sênior da USP.
Durante o encontro, os convidados refletirão acerca da seguinte questão: como equacionar confluências de investimento em infraestrutura, currículo, diversidades e clareza conceitual da educação básica integral em tempo integral?
Ciclo de Webinários – A série de debates proporcionada pelo Ciclo de Webinários Conae 2024 é uma preparação para a Conferência Nacional. Os encontros começaram em outubro de 2023 e irão até janeiro de 2024. O objetivo é facilitar e aquecer as discussões das conferências municipais, estaduais, distrital e nacional. Durante esses encontros, especialistas e representantes de diversas áreas da educação vão debater as metas vigentes do Plano Nacional de Educação (PNE) e as proposições para o seu próximo decênio.
Os webinários são propostos como parte das atividades do Grupo de Trabalho (GT) do Novo PNE, instituído pela Portaria n. 1.112/2023 e composto por entidades, comissões e representantes da comunidade escolar.
Os debates, além de discutirem os problemas tratados pelo GT/PNE, abordam os sete eixos que abrirão as formulações de problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias da Conferência. Dessa forma, os Webinários vão favorecer as discussões da Conae em todos os seus âmbitos.
Conae 2024 – A Conferência Nacional de Educação, convocada pelo Decreto-Lei n. 11.697/23, será realizada de 28 a 30 de janeiro de 2024, em Brasília (DF), com o tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.
O MEC é o responsável por promover a Conae, que é precedida de conferências municipais, distrital e estaduais. Já a articulação e a coordenação das conferências são de responsabilidade do Fórum Nacional de Educação (FNE). A Conae 2024 pretende contribuir para a elaboração do novo PNE 2024-2034, de modo que debaterá a avaliação, os problemas e as necessidades educacionais do Plano vigente.
Com a participação efetiva dos segmentos educacionais e setores da sociedade, a expectativa é que disso resultem proposições de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a próxima década da educação no País. Isso será articulado com os planos decenais de educação nos municípios, no Distrito Federal e nos estados, fortalecendo a gestão democrática, a colaboração e a cooperação federativa. A finalidade, assim, é enfrentar as desigualdades e garantir direitos educacionais. Mais informações estão disponíveis na página da Conae 2024.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sase