Notícias
EDUCAÇÃO BÁSICA
Ministro da Educação faz abertura de seminário internacional
O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, participou da abertura do Seminário Internacional SESI/SENAI de Educação, nesta quinta-feira (16), em Brasília (DF). O evento faz parte da programação do 5º Festival SESI de Robótica, que deve reunir mais de 2 mil estudantes na capital federal.
O seminário reúne especialistas e pesquisadores da área de educação, além de gestores escolares e docentes. O objetivo é debater a respeito do papel da educação no desenvolvimento do país e das políticas e inovações necessárias para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem.
Em sua fala, Camilo Santana apresentou dados da educação brasileira, pontuou as prioridades da Pasta e reforçou a importância do diálogo permanente com as entidades representativas do setor. “Reafirmo o nosso compromisso em buscar sempre o diálogo com as universidades, os institutos federais, com toda a rede de ensino deste país e com o Sistema S, que tem feito muito pela formação de jovens deste país”, disse Camilo Santana.
Para o ministro, o seminário abre espaço para discussões sobre a educação como política de Estado. “Nós precisamos nos unir, porque a educação precisa estar acima de qualquer questão política partidária, de qualquer questão ideológica. Nós precisamos construir juntos para garantir que as crianças e os jovens do nosso país possam ter uma oportunidade digna de vida e de melhoria de um futuro melhor”, afirmou.
Mais acesso – Camilo Santana relembrou os dois primeiros mandatos do presidente Lula, quando o Governo Federal olhou fortemente para educação superior, com a ampliação dos campi das universidades e dos institutos federais de educação, dando apoio à profissionalização do ensino. Agora, em seu terceiro mandato, a educação básica é uma das prioridades. “Nós ainda temos indicadores neste país que nos colocam muitos desafios. Apenas 64% dos alunos que entram no ensino fundamental conseguem concluir o ensino médio. Nós precisamos construir escolas atrativas e criativas, escolas de tempo integral, escolas profissionalizantes, escolas que estejam adaptadas à realidade do mundo do trabalho e modernidade tecnológica”, afirmou.
Equidade – o desafio de garantir equidade na educação brasileira foi outro tema abordado pelo ministro. "Se olharmos os indicadores, os jovens negros mais pobres são os que têm os menores resultados nas avaliações da qualidade da educação do nosso país. Existe uma desigualdade regional enorme e, também, de raça e de gênero neste país. O nosso olhar precisa ser completo”, defendeu, referindo-se ao desafio de buscar a inclusão na educação nacional.
Festival – o Festival SESI de Robótica, que ocorre neste ano na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, entre os dias 15 e 18 de março, é realizado pelo SESI/SENAI e é considerado uma das maiores competições de robótica educacional do Brasil. São esperados mais de 2 mil estudantes de escolas da rede SESI e SENAI, públicas e privadas, das 27 unidades da federação em um evento gratuito e aberto ao público.
Assessoria de Comunicação do MEC, com informações do SESI/SENAI