Notícias
EDUCAÇÃO BÁSICA
Ministério da Educação marca presença na Conane 2023
Foto: Divulgação/Conane
O Ministério da Educação (MEC) participou da 5ª Conferência Nacional de Alternativas para uma Outra Educação (Conane). O evento, que nesta edição teve como tema Educação, Pobreza e Antirracismo, reuniu profissionais da educação de todo o país no auditório da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília entre os dias 10 e 12 de março.
No último domingo (12), a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Kátia Schweickardt, abordou o tema “Educação Básica no Brasil: presente e futuro”, quando apresentou dados das desigualdades educacionais e o tamanho do desafio para todos que lutam por uma educação mais democrática e inclusiva. Em sua fala, a secretária destacou, ainda, a invisibilidade da questão racial no projeto educacional brasileiro. “O Brasil tem a tarefa de resgatar uma dívida histórica com seu povo: garantir, para todas as pessoas, uma educação emancipadora, com qualidade social e de alma brasileira, e isso não será possível sem diálogo, respeito e união dos entes federados, universidades, escolas e comunidades”, informou Schweickardt.
Ao relatar sua experiência com professoras e professores em escolas do interior da Amazônia, cuja garantia da qualidade da educação é muito mais complexa que todas as propostas educacionais circulantes, a secretária destacou também quão grande é o desafio das múltiplas realidades brasileiras nas salas de aulas país a fora. “Há questões sociais graves que extrapolam o chão das escolas, como o enfrentamento ao garimpo e o que ele propõe para as comunidades. A Conane foi um espaço especial para estreitar os laços e iniciar essa conversa”, ressaltou.
Conane – a Conferência Nacional de Alternativas para uma Outra Educação contou com uma programação abrangente, dando espaço para lançamento de livros, exibição de filmes, sarau cultural, apreciação de projetos, apresentações culturais, palestras e rodas de conversa. A inclusão e o anticapacitismo nas escolas, a educação antirracista, a educação básica no Brasil, a jornada da individuação e educação, a rede de proteção escola-comunidade, a cultura de paz nas escolas, a aprendizagem com a natureza, os cursinhos populares são exemplos de temas tratados na 5ª edição.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB