Notícias
INTERNACIONAL
MEC participa de reunião anual do BID, no Panamá
A secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela, representou a Pasta no primeiro dia da reunião anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do BID Invest, ocorrida na última quinta-feira (16), no Panamá. O evento, que terminou domingo (19), reuniu líderes econômicos e financeiros dos 48 países-membros do BID, dentre eles, o Brasil. Izolda participou do evento e voltou a cumprir agendas em Brasília na sexta-feira (17).
Durante o seminário sobre como renovar as inversões sociais para uma luta mais eficaz contra a pobreza e a desigualdade, Izolda compartilhou um pouco de sua trajetória na política educacional em Sobral (CE) e no estado Ceará. Ela citou também os desafios que o MEC tem pela frente para alcançar melhorias na educação brasileira.
Temas – essa foi a 63ª edição da Reunião Anual da Assembleia de Governadores do BID e a 37ª edição da Assembleia de Governadores do BID Invest, que trabalha com o setor privado da região. Esses encontros são compostos por ministros das finanças e economia e por outros altos funcionários de governo.
Eles abordaram os desafios e as oportunidades de desenvolvimento na América Latina e no Caribe. Os tópicos de discussão também incluíram pobreza e desigualdade, crise climática e transição verde, biodiversidade, gênero, diversidade e inclusão, infraestrutura sustentável e inclusiva e integração regional. Também foi abordado como o BID pode aumentar o seu apoio neste momento crítico para esses países, uma vez que é o principal fornecedor de financiamento e pesquisa para o desenvolvimento da região. Na sequência da reunião, foi lançado um relatório macroeconômico anual do BID para a região.
BID – criado em 1959, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.
Assessoria de Comunicação Social do MEC