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BOLSAS
Formação de professores receberá mais 31 mil bolsas
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ( C apes ), aumentará o número de bolsas dos p rogramas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ( Pibid ) e de Residência Pedagógica (PRP). Os benefícios passarão de 57.682 para 88.963, um acréscimo de 54%. O anúncio foi realizado pelo Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, nesta terça-feira (28).
“Temos que buscar caminhos para mudar a rota da educação brasileira. Para alfabetizar melhor , precisamos melhorar também a qualidade da formação dos nossos professores. Por isso , vamos ampliar as bolsas dos programas de iniciação à docência e residência”, anunciou o m inistro durante a cerimônia de apresentação do resultado dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, entre outras frentes.
A iniciativa de aumentar as bolsas se dará nos projetos institucionais aprovados nos editais do Pibid (23/2022) e da Residência Pedagógica (24/2022), lançados no ano passado. O Pibid terá mais 25.656 bolsas ( um aumento de 29.378 para 55.034) e Residência Pedagógica, 5.625 ( um aumento de 28.304 para 33.929), um a adição total de 31.281 benefícios. A ampliação no Pibid atende à demanda por mais bolsas, por parte das Instituições de Ensino Superior (IES), no processo de seleção, em 2022.
"Esse aumento no número de bolsas contribuirá para a melhoria na formação dos profissionais que atuam na educação básica, o que é central para elevar a qualidade do ensino brasileiro”, argumenta Mercedes Bustamante, presidente da Capes. Das 253 Instituições de Ensino Superior (IES) com projetos aprovados para o Pibid , 187 poderão ter aumento no número de bolsas. Já das 230 IES com projetos aprovados para o Residência Pedagógica, 92 atendem aos critérios para receber mais benefícios. Serão abertos dois períodos para o início das atividades dos novos bolsistas: de 1 º a 15 de maio de 2023 e de 1º a 15 de junho de 2023.
Poderão ser atendidas as instituições aprovadas na etapa da análise de mérito e que não receberam a totalidade das cotas solicitadas no projeto institucional ou as que obtiveram as bolsas solicitadas, mas não conseguiram implementá-las integralmente no prazo de início das atividades. Também estão apt as a receber mais bolsas as IES que não conseguiram iniciar os projetos no tempo estipulado ou que tenham ficado em cadastro de reserva.
A IES interessada em receber mais bolsas deverá enviar um ofício assinado pela Coordenação Institucional do projeto para o e-mail pibid@capes.gov.br , no caso do Pibid , ou rp@capes.gov.br , se for referente ao PRP . A Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da C apes encaminhará orientações detalhadas às IES a respeito d o cronograma e dos procedimentos necessários.
Pibid – o P rograma Institucional de Bolsas de Iniciação é uma das ações da Política Nacional de Formação de Professores, do MEC , e oferece a estudantes da primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica, no contexto em que estão inseridas.
PRP – o Residência Pedagógica é parte da mesma política do MEC, criado para induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura. Por ele, o licenciando dá início à sua imersão na escola de educação básica, na segunda metade do curso.
O valor das bolsas dos dois programas teve aumento de 75%, em fevereiro deste ano. Os estudantes dos cursos de licenciatura beneficiados passaram a receber R$ 700.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da C apes