Notícias
INTERNACIONAL
Encontro na Colômbia aborda recuperação de aprendizagens
Especialistas e autoridades em educação se reúnem em Bogotá, na Colômbia, entre os dias 22 e 23 de março, para o Encontro Regional de Alto Nível, com o tema “Compromisso de Ação sobre Aprendizado Básico e sua Recuperação: América Latina e o Caribe”. O Minstério da Educação (MEC) representa o Brasil no evento que debate a respeito dos desafios da área e traça metas para garantir a recuperação da aprendizagem de crianças e adolescentes.
Já secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, está presencialmente no evento. Nas rodas de discussão ministerial com autoridades de Granada (Caribe), Honduras, República Dominicana e Venezuela, ela falou sobre a importância da união entre os países da América Latina e do Caribe para garantir o direito à educação, passando pela recuperação das aprendizagens básicas.
Kátia também participará, como debatedora, do painel “Como recuperar as aprendizagens perdidas: a proposta da Colômbia e as experiências no mundo e na região”, para expor a experiência brasileira durante o período da pandemia, no contexto de recomposição das aprendizagens. A secretária apresentará as ações prioritárias do Governo Federal para ajudar na formação de quem mais precisa, por meio de um esforço colaborativo entre estados e municípios do país.
“Nesse encontro, estão reunidos os países latino-americanos signatários do Compromisso de Ação para Recuperação das Aprendizagens. É o Ministério da Educação de volta às relações internacionais pela Educação na América Latina. Estamos compartilhando nossas experiências e abordando, especialmente, o desafio da recomposição das aprendizagens no período pós-pandemia”, afirmou.
Remotamente, a secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, participou do painel “A melhora das aprendizagens básicas: metas comuns e responsabilidades compartilhadas”. Juntamente com representantes dos demais países participantes, Izolda falou sobre o esforço brasileiro na melhoria da aprendizagem.
Compromisso – a secretária de Educação Básica do MEC entregou, em ato simbólico, carta de adesão do Brasil ao compromisso de ação com a aprendizagem básica e a declaração “Minha Educação, Nosso Futuro”, assinada pelo Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana. O documento busca garantir que crianças e adolescentes, primordialmente, em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica desenvolvam aprendizagens básicas, como leitura, escrita, matemática e habilidades socioemocionais.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB