Notícias
INTERNACIONAL
Divulgada a lista preliminar de candidatos a bolsas de estudos na Hungria
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta sexta-feira (10), a lista preliminar de classificação dos candidatos ao programa de bolsas Stipendium Hungaricum, na Hungria, referente ao ciclo 2023/2024. Agora, os participantes selecionados devem aguardar o contato das instituições anfitriãs que, a partir deste momento, avaliarão as inscrições enviadas.
Os 108 nomes classificados preliminarmente passarão pelo crivo das instituições húngaras, que serão responsáveis por dar seguimento ao processo de aceitação e orientação das matrículas e início do ano letivo. As bolsas de estudo ofertadas se distribuem entre cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).
O Programa Stipendium Hungaricum, do governo húngaro, oferece anualmente bolsas de estudos para estudantes brasileiros, por meio de Acordo de Cooperação Educacional com o MEC. Por ser um programa global, cada país é responsável pela escolha de seus candidatos. No Brasil, a seleção é de responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Linha do Tempo – na primeira etapa, a Capes e a Fundação Tempus verificaram tecnicamente se o candidato atendia aos pré-requisitos estabelecidos na seleção pública cuja submissão de candidaturas ocorre simultaneamente nas duas agências de fomento. Nessa etapa, também foi verificado se o interessado inseriu os documentos necessários nos sistemas de informação das entidades. E, por fim, ocorreu a checagem documental e eventual análise de mérito do projeto/proposta submetido.
Na presente etapa, é importante salientar que a instituição húngara entrará em contato diretamente com o pré-selecionado para confirmação de informações e demais orientações.
Assessoria de Comunicação do MEC