Notícias
AGENDA MINISTERIAL
Camilo Santana visita obras do campus da Unifesp em Osasco
As obras do campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Osasco (SP) foram vitoriadas pelo Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, na manhã desta sexta-feira, 24. Acompanhado da reitora Raiane Patrícia Severino Assumpção, o ministro visitou os prédios em fase final de construção e assumiu o compromisso do Ministério da Educação em garantir que o espaço esteja em funcionamento nos próximos meses, para atender a sociedade com ensino, pesquisa, extensão e inovação.
“O presidente Lula quer entregar essa obra o mais rápido possível. Estamos aqui hoje para garantir que todos os recursos solicitados pela Unifesp serão liberados pelo Ministério da Educação, de imediato. Vamos entregar a primeira etapa da obra em, no máximo, 60 dias”, afirmou Camilo.
O projeto envolve duas unidades. A primeira tem dois blocos que totalizam 16 mil m2, com auditório, seis anfiteatros, 34 salas de aula, 18 laboratórios de pesquisa, gabinetes para docentes, restaurante entre outras unidades administrativas. A segunda unidade é destinada à Biblioteca e ao Centro de Estudos da Ordem Econômica.
Camilo Santana anunciou que pretende fazer a entrega das obras juntamente com o presidente Lula. Ao agradecer a presença dos alunos e acadêmicos, reforçou o compromisso de sua gestão com o diálogo e a reconstrução da educação brasileira. “Essa foi a missão que o presidente nos deu. Reconstruir o MEC, reconstruir a educação pública desse país, garantir orçamento para universidades e institutos federais. Nosso foco é dar oportunidades e esperança para a juventude brasileira”, afirmou.
Obra – O campus de Osasco é um dos sete da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e abriga seis cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais; Direito, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais. Atualmente, o campus funciona em prédio cedido pela Prefeitura Municipal de Osasco e Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (FITO), porém a capacidade imóvel é insuficiente e inadequada para o número de alunos e atividades.
Agenda do dia – também pela manhã, Camilo Santana se reuniu com governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O objetivo foi debater questões educacionais relevantes para o povo paulista. “O MEC segue de portas abertas para dialogar e fortalecer o regime de colaboração com estados e municípios brasileiros. Esse é o caminho para reconstruir a Educação do nosso país”, afirmou o Ministro.
Assessoria de Comunicação Social do MEC