Notícias
QUALIFICA MAIS
Abertura do Seminário de Parcerias do Qualifica Mais Itinerário da Formação Técnica e Profissional
Representantes do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf) se reuniram na última segunda-feira (20), na cerimônia de abertura do Seminário de Parcerias, um evento voltado às instituições da Educação Profissional e Tecnológica que aderiram à Linha de Fomento Qualifica Mais Itinerário da Formação Técnica e Profissional no âmbito do Qualifica Mais. Assista à cerimônia de abertura aqui.
Com a implementação do Novo Ensino Médio, em 2022, e a promulgação da Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, além de cumprirem os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os estudantes poderão escolher um entre os cinco itinerários formativos para se aprofundarem. São eles: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciência humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional.
A vigência da lei determinou um prazo de cinco anos para as redes de ensino implementarem o novo modelo e previu a oferta obrigatória de pelo menos dois dos itinerários previstos. A linha de fomento Qualifica Mais Itinerário da Formação Técnica e Profissional busca induzir uma oferta mais diversa de formações técnicas e profissionais, oferecendo assistência técnica, aproximação dos principais atores envolvidos e recursos para o custeio das ofertas.
Aderiram à linha de fomento 98 instituições de educação profissional em todo o país, entre elas: secretarias estaduais responsáveis pelo ensino médio; institutos federais; escolas técnicas vinculadas às universidades federais; serviços nacionais de aprendizagem; universidades federais, estaduais, municipais; autarquias; e fundações dos estados e municípios. Acesse a lista completa aqui.
A linha de fomento é uma das principais ações da Secretaria Educação Profissional e Tecnológica (Setec) para 2022 e busca alcançar não só os principais atores ofertantes da Educação Profissional e Tecnológica, mas também os mais de 2 milhões de estudantes do ensino médio. A linha de fomento representa um alto valor agregado para a sociedade no âmbito da formação técnica de jovens egressos do ensino médio, que podem qualificar sua entrada no mercado de trabalho ou continuar os estudos já de um outro patamar, seja na licenciatura, no bacharelado ou nos cursos superiores de tecnologia.
Para saber mais sobre a linha de fomento, acesse aqui.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Setec