Notícias
DIÁLOGO
Senado debate atendimento educacional especializado
Foto: Agência Senado
O Ministério da Educação (MEC), representado pela secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Zara Figueiredo, participou de audiência pública, no Senado Federal, sobre atendimento educacional especializado. A reunião das comissões de Educação e de Assuntos Sociais ocorreu na quarta-feira, 10 de maio, com o objetivo de discutir a respeito do papel e das condições das escolas, bem como das instituições especializadas no atendimento aos estudantes com deficiência.
Na audiência, a secretária Zara Figueiredo destacou que o Ministério, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), busca construir uma política de equidade, com o desenvolvimento de políticas de inclusão. “É necessário pensar uma política intersetorial e, principalmente, do ponto de vista do MEC. É necessário que se tenha uma coordenação federativa dessa política, que cabe ao Ministério”, lembrou.
De acordo com a secretária da Secadi, essa política de inclusão passa pelos seguintes eixos: participação social e intersetorialidade; formação dos profissionais de educação; condição e oferta, voltadas para a estrutura de acessibilidade das escolas; monitoramento e avaliações, por meio do desenvolvimento de um sistema de dados e indicadores de trajetória escolar de estudantes; e financeiro. “Quando se pensa em educação no Brasil, nós precisamos garantir condições de oferta, formação e ações afirmativas que lidam com as desigualdades mais profundas”, afirmou Zara.
Também lembrou que a educação inclusiva precisa compreender indígenas, quilombolas e negros. “Temos que tomar essa consciência. Não temos só alunos urbanos, isso precisa estar muito claro”, finalizou.
Confira a íntegra da transmissão:
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi