Notícias
AGENDA MINISTERIAL
MEC assina acordo para Instituto do Brasil em Birmingham
O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, assinou o Protocolo de Intenções para a criação do Instituto Brasil em Birmingham (Inglaterra). A formalização do acordo ocorreu nesta terça-feira, 9 de maio, com o pró-reitor da Universidade de Birmingham, Robin Mason, na Embaixada do Brasil em Londres. O objetivo é promover programas de intercâmbio para acadêmicos e estudantes dos dois países, bem como outras iniciativas no campo da educação.
O acordo leva em consideração o profundo relacionamento entre instituições acadêmicas e educacionais brasileiras e britânicas e o trabalho da Universidade de Birmingham para promover conhecimentos sobre o Brasil e desenvolver parcerias e iniciativas de cooperação com a academia brasileira e outros atores relevantes.
O documento assinado declara a intenção do Ministério da Educação do Brasil e da Universidade de Birmingham de aprofundar esforços colaborativos com vistas à criação do Instituto Brasil na instituição, ao estabelecimento de Cátedras sobre o Brasil e ao fomento a programas de intercâmbio para docentes e discentes.
Condecoração – o embaixador do Brasil na Inglaterra, Fred Arruda, participou da reunião de assinatura do Protocolo de Intenções. Na ocasião, entregou a Ordem do Rio Branco ao professor Robin Mason. A condecoração, oferecida pelo Governo Federal, reconhece a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção, bem como distingue serviços meritórios e virtudes cívicas.
Acordos – o Reino Unido está em segundo lugar entre os países com os quais o Brasil possui colaboração internacional em publicações, no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), atrás apenas dos EUA. É o quarto país de destino que mais recebe recursos em iniciativas de cooperação financiadas pela autarquia vinculada ao MEC.
O Reino Unido ainda figura entre os dez países de origem de docentes que vêm ao Brasil para atividades de pesquisa e de destino dos docentes brasileiros que desenvolvem atividades no exterior. Também está entre os dez países que mais recebem estudantes brasileiros em mobilidade acadêmica internacional.
University College London – o ministro ainda participou de uma reunião com o pró-reitor do Instituto de Educação do University College London, John O´Regan, acompanhado dos professores Tristan McCowan e Fernanda Bowler.
“Conversamos sobre perspectivas de cooperação entre o MEC e a Universidade, em temas como formação de professores e letramento, bem como sobre perspectivas de reativação da Cátedra Anísio Teixeira na Universidade”, destacou Camilo Santana. Fechando a programação oficial do dia, Camilo Santana se reuniu com o CEO do British Council, Scott McDonald, para falar a respeito de projetos de cooperação educacional entre o Brasil e o Reino Unido.
Missão – a missão oficial do MEC na Inglaterra envolve compromissos de 8 a 10 de maio. Camilo Santana estará acompanhado da secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Kátia Schweickardt; e da presidente da Capes, Mercedes Bustamante.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria Internacional, da Secretaria de Educação Superior e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)