Notícias
EDUCAÇÃO SUPERIOR
Universidade federal ganha prêmio em Cannes
A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) conquistou o Leão de Bronze no Festival de Cannes, na França, na categoria Print&Publishing. A plataforma de Inteligência Artificial (IA) bAIgrapher, desenvolvida com a participação do egresso do curso de medicina Marcelo Chapper e de acadêmicos de Informática Biomédica, Luiza Pinheiro e Fabricio Vizzotto, auxilia pacientes com Alzheimer a preservarem a memória.
O projeto, que levou a UFCSPA ao maior festival de criatividade do mundo, representa um auxílio tecnológico para pessoas com Doença de Alzheimer realizarem a terapia de reminiscência. A intervenção é reconhecida em estudos científicos pelos efeitos positivos sobre a saúde mental de pacientes, cuidadores e familiares, além do atraso da progressão dos sintomas.
Segundo o cofundador da empresa criadora da plataforma, o médico Marcelo Chapper, o sistema utiliza depoimentos fornecidos por pessoas indicadas pelo paciente, sob supervisão médica, em formato de texto, áudio e imagens. Os materiais são então interpretados, organizados e reescritos para construir uma autobiografia literariamente uniforme e cronologicamente ordenada. "As imagens são inseridas no momento apropriado da linha do tempo da vida do paciente, enriquecendo ainda mais a narrativa", detalha Chapper.
O bAIgrapher não é apenas uma plataforma tecnológica, mas uma ferramenta que visa enfrentar os desafios impostos pela Doença de Alzheimer. “Por meio da terapia de reminiscência, buscamos ajudar os pacientes a 'lembrar' de eventos passados e reviver essas experiências, o que contribui para retardar a progressão da doença e melhorar sua qualidade de vida", complementa.
Diferenciando-se de outras tecnologias em IA mais conhecidas como o ChatGPT, o bAIgrapher foi projetado para produzir autobiografias e não atua como um assistente de escrita ou chatbot. "A interação é guiada pelo paciente, que escolhe as memórias positivas a serem incluídas, determina o nível de detalhamento e a importância de cada evento", explica Marcelo. O médico complementa que o foco do bAIgrapher é fornecer uma narrativa precisa e fiel à vida do paciente, evitando informações ou fatos inventados que poderiam levar a interpretações equivocadas.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)