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EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Reitores de Institutos Federais são empossados no MEC
Em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 5 de julho, o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, empossou os reitores Moisés José Rosa Souza, do Instituto Federal de Rondônia (IFRO); Carlos Guedes de Lacerda, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL); e Jaime Cavalcante Alves, do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). A solenidade marca o início do mandato dos três reitores, eleitos pela comunidade acadêmica dos I nstitutos F ederais ( IFs ) , no quadriênio de 2023-2027 . O evento ocorreu no auditório do Ministério da Educação (MEC) e contou com a participação de parlamentares, reitores de outras instituições, comunidade acadêmica e gestores do MEC .
Para Camilo Santana, a posse reforça a autonomia das instituições e valoriza o processo democrático de escolha dos dirigentes pelas comunidades acadêmicas dos IFs . O Ministro também reconheceu a importância dos IFs na criação de oportunidade aos estudantes brasileiros e considerou que as instituições são o que há de melhor na educação brasileira . “ S e orgulhem muito em liderar essas instituições que atende m a milhões de jovens que já passaram ou que ainda cursam nos I nstitutos F ederais ” , afirmou Camilo.
Investimentos – d e acordo com o Ministro é preciso união para reconstruir a educação no Brasil. E le garantiu não medir esforços para ampliar as redes federais “ N ó s vamos retomar as obras e gostaria de dizer para vocês que vamos fazer um esforço enorme para que nenhuma obra fique paralisada nos I nstitutos F ederais e nas escolas do pa í s, esse é um compromisso do presidente e meu também” . Além disso, Camilo Santana anunciou que o governo federal busca garantir um grande volume de investimento s , que possa melhorar a infraestrutura dos institutos e ampliar as suas unidades.
Novos reitores – Jaime Cavalcante ressaltou a importância do debate acerca do custo amazônico. Segundo o reitor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) , devido a dimensão do estado da Amazônia , o custo logístico do Instituto Federal é encarecido em 30%. Também requisitou um debate a respeito de uma política de alimentação, transporte e moradia escolar, como política de fixação, de permanência e de êxito dos estudantes.
O reitor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Carlos Guedes, destacou o papel dos institutos , como agentes de transformação. “Em um país cheio de desigualdades, em um estado muito pobre, como ainda é o estado do Alagoas, nós precisamos ser agentes de transformação”.
Moisés Souza, assumiu o compromisso de trab a lhar de forma incessante, para que a educação continue a transformar vidas Brasil a fora. “ A educação pública mudou a minha vida . Então, é digno e justo da minha parte lutar por essa educação pública que transforma vida s , que transforam sonhos em realidade e futuro em presente ”, declarou o novo reitor do IFRO .
O s reitores foram nomeados por decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também sancionou, em 2008, a lei nº 11.892 que criou os Institutos Federais.
Os institutos federais são a cara do Brasil e orgulham a todos que trabalham com educação por sua capilaridade, territorialidade e transformação de vidas e realidades por meio da educação profissional e tecnológica. Estes dirigentes que assumem hoje tem a responsabilidade de levar este legado adiante” Getúlio Marques Ferreira , secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação
Capilaridade – o s Institutos Federais ( IFs ) integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no país, que em dezembro completa 15 anos de história. Os IFs representam um marco na interiorização da educação profissional pública, gratuita e de qualidade no Brasil formando jovens e adultos para o mundo do trabalho. Atualmente, em toda a Rede Federal existem 680 unidades, presentes nas cinco regiões brasileiras.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)