Notícias
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
MEC participa de seminário de educação no campo
A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e a Secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusãodo Ministério da Educação participaram da abertura do II Seminário de Ensino Agrícola e Educação do Campo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, nesta terça-feira, 13 de junho. O evento está sendo realizado no Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Planaltina, entre os dias 13 e 15 de junho de 2023. O evento tem como público-alvo instituições de ensino agrícola na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
A iniciativa visa debater nas dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão as especificidades das propostas político-pedagógicas das unidades agrícolas, em alinhamento com as perspectivas de crescimento e fortalecimento da política pública educacional de sustentabilidade do campo. O evento pretende propor a construção da Política de Ensino Agrícola e Educação do Campo da Rede Federal.
“É muito importante a realização desse trabalho em rede, ela possui uma grande capilaridade, precisamos realizar projetos em conjunto e envolver outros agentes do ensino técnico e profissional” Getúlio Marques Ferreira, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC
O seminário está na sua segunda edição e conta com o apoio do MEC por meio da Setec e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Instituto Federal de Brasília (IFB) também são apoiadores. “Cerca de 50% das unidades da Rede Federal têm a presença da oferta de cursos que traz uma relação direta com os campi agrícola” informou a presidente Conif, Leopoldina Veras, ao enfatizar que o importante papel dos institutos Federais no processo educacional e de interiorização no país.
Programação – no primeiro dia do seminário foi abordado o tema “Educação do Campo e/ou Ensino Agrícola: caminhos históricos marcados por contradições, convergências e construção de novas identidades”. Nesta quarta-feira, 14 de junho, está prevista a apresentação de relatos de experiência abordando a estrutura física dos campi agrícolas como possibilidade de permanência e êxito e na sequência será instaurada a mesa “Trabalho e Pesquisa como princípios educativos: práticas pedagógicas e curricularização da extensão nos campi agrícolas”. No terceiro dia, 15 de junho, serão apresentados trabalhos de experiências em Educação do Campo e Ensino Agrícola da Rede Federal com a finalidade de realizar a troca de experiências e intercâmbio de práticas exitosas. A última mesa tratará da “Gestão em Rede: desafios e possibilidades, culminando na leitura da Carta de Planaltina”.
Seminário – o evento é organizado pelo Fórum de Educação do Campo (Forcampo) do Conif, que atua na discussão e elaboração de propostas de políticas sistêmicas relacionadas à Educação do Campo e ao Ensino Agrícola. Entre outras ações, o grupo debate questões relacionadas à estrutura das unidades agrícolas, incluindo recursos humanos e financeiros, a ressignificação do ensino agrícola e as melhorias didático-pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem voltadas à educação do campo.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec