Notícias
ENSINO MÉDIO
MEC inicia Consulta Pública on-line sobre ensino médio
O Ministério da Educação (MEC) começa mais uma etapa da Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional do Ensino Médio. Nesta qu inta -feira, 1 5 d e junho, será oficialmente lançada a Consulta Pública o n - line , que por meio de recursos de comunicação rápida escutará estudantes, professores e gestores sobre a reestruturação do ensino médio.
A C onsulta on - line será aplicada pelo MEC por meio de uma startup de design participativo especializada na metodologia . O público poderá se manifestar até o último dia da Consulta Pública do Ensino Médio, prevista para terminar no dia 6 de julho , conforme a Portaria n º 7, de 5 de junho de 2023. O objetivo é a lcançar o máximo de escolas possível .
“ O contexto desafiador da reestruturação do e nsino m édio demanda a participação ativa de todos os envolvidos na comunidade escolar. Com o objetivo de ouvir as vozes dos principais atores des t e processo, a C onsulta P ública se propõe a compreender os conhecimentos, as expectativas e as perspectivas de professores, gestores e estudantes, contribuindo para a melhoria das políticas educacionais no e nsino m édio ”
Maurício Holanda, s ecretário da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino ( Sase )
Como funciona – p ara tornar a participação acessível e ágil, será u tilizad o o Pesquizap – um chatbo t de Whats A pp especialmente projetado para coletar e mensurar os resultados da pesquisa. Com essa ferramenta interativa, os participantes poderão responder às questões da consulta por meio de seus celulares ou computadores, através de um código QR ou o link disponibilizado pelas próprias escolas.
Por intermédio dessa iniciativa, o MEC espera obter insights valiosos que contribuam para a construção de uma política educacional mais adequada às necessidades e expectativas da comunidade escolar.
Para chegar aos estudantes, professores e gestores, o MEC contar á com a colaboração direta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), por meio d os 27 secretários estaduais de educação. Eles auxiliarão na divulgação da pesquisa por meio de materiais de apoio disponibilizados aos e stados e seus representantes. Essa colaboração é fundamental para engajar e incentivar a participação ativa de professores, gestores e estudantes em todo o país. Nesta quarta-feira, 1 4 de junho, o MEC realizou um webin ar com representantes do Consed para explicar a metodologia em detalhes.
Consulta Pública – a Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio tem como objetivo consultar toda a sociedade e a comunidade educacional para a coleta de subsídios, que possibilitarão a tomada de decisões pelo MEC sobre os atos normativos que regulamentam o ensino médio. A programação inclui: coleta pública de contribuições, por meio da Plataforma Participa + Brasil; Ciclo de Webinários com Especialistas; Ciclo de Seminários “Diálogos sobre a educação básica – ensino médio”, com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ( ANPEd ); consulta on-line com estudantes, professores e gestore s ; pesquisa presencial representativa ; revisão sistemática de produção científica sobre o tema ; seminário presencial com estudantes; audiências públicas com Fórum Nacional de Educação (FNE), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Conselho Nacional de Educação (CNE) e Fórum Nacional dos Conselho s Estad u ais e Distrital de Educação ( Foncede ), além de um ciclo de reu niões c om 30 entidades do FNE. A programação completa está disponível na página do MEC sobre a consulta pública .
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sase