Notícias
FIES
MEC abrirá inscrições para o Fies em julho
Foto: Freepik
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior ( Sesu ), abrirá as inscrições d o process o seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2023 durante o período de 4 a 7 de julho. Os interessados em participar devem se inscrever pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – Fies . As regras e os procedimentos para o processo seletivo foram divulgados no Diário Oficial da União, por meio do Edital nº 8/2023 .
Para participar do processo seletivo do Fies, referente à segunda edição de 2023, é necessário que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, com nota válida até o momento anterior à abertura das inscrições para o processo seletivo para o segundo semestre de 2023 do Fies, e tenha obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos, bem como ter tirado nota superior a zero na redação e n ão tenha participado do Enem na condição de treineiro – candidato que não concluiu o ensino médio e participa do E xame para fins de autoavaliação. Outra condição para se inscrever no Fies é possuir a renda familiar mensal bruta per capita de até três salários-mínimos .
Inscrição – para se inscrever, o candidato precisa ter o cadastro no Login Único do Governo Federal e criar uma conta no gov.br. Caso já tenha o cadastro, basta que o interessado realize o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. As inscrições para o Fies são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no Portal Único de Acesso.
No momento da inscrição, o candidato deve informar no sistema: número do CPF; e-mail pessoal válido ; nomes dos membros familiares, bem como o CPF de cada membro, com idade igual ou superior a 14 anos , data de nascimento e, se for o caso, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar.
Além disso , também é obrigatório informar os parâmetros que definem o grupo de preferência , por meio de pesquisa no sistema de seleção do Fies, devendo escolher o estado, o município e a nomenclatura do curso. A ordem de prioridade das três opções de curso também deve ser informada , bem como turno, local de oferta , instituição de educação superior, entre outras exigências solicitadas no âmbito do sistema.
Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar a sua opção de grupo de preferência, bem como efetuar o seu cancelamento. A classificação no processo seletivo do Fies será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada no sistema.
Complementação – no caso de inscrição com conclusão postergada de processos seletivos anteriores, a complementação da inscrição deve ser realizada de 14 a 16 de junho, p or meio do Sistema de Seleção Fies, no Portal Único de Acesso. Sendo assim, a pré-seleção independe de aprovação em processo seletivo próprio da instituição para a qual o candidato pleiteia uma vaga.
Classificação – os candidatos serão classificados no processo seletivo do Fies na ordem decrescente, de acordo com as notas obtidas no Enem, no grupo de preferência para o qual se inscreveram, atendida a prioridade indicada entre as três opções escolhidas de curso, turno, local de oferta e instituição, conforme previsto na Lei nº 10.260/2001.
No caso de notas idênticas obtidas pelos candidatos, será utilizada a seguinte ordem de critérios de desempate:
-
maior nota obtida na redação;
-
maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
-
maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
-
maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e
-
maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Resultado – o processo seletivo do Fies será constituído por chamada única e lista de espera. O resultado da ordem de classificação e da pré-seleção será divulgado no dia 11 de julho, no Portal Único de Acesso.
A seguir, c
onfira o cronograma completo
.
Fies – o Fundo de Financiamento Estudantil (F ies ) foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001 , com o objetivo de conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação, em instituições de educação superior privadas aderentes ao programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) .
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Se cretaria de Educação Superior