Notícias
ENSINO MÉDIO
Mais de 71 mil pessoas já opinaram sobre o ensino médio

Estudantes, professores e gestores escolares têm até o dia 6 de julho para participarem da Consulta Pública o n - line, uma das iniciativas do Ministério da Educação (MEC) na Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de E nsino Médio . Até a manhã d e 28 de junho, o MEC já contabilizava 71 mil respostas concluídas , desde que deu in í cio a essa etapa da consulta, em 15 de junho. Os estados com maior taxa de participação, proporcionalmente ao tamanho da comunidade e scolar , eram Acre , Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins. O objetivo do MEC é alcançar uma proporção em cada unidade da Federação, de acordo com o número de estu d antes, professores e gestores registrados pelo Censo Escolar.
Ferramenta – e stima-se que os participantes levem cerca de sete minutos para responder à Consulta Pública on-line. A pesquisa é realizada por meio de r ecursos de comunicação rápida , utilizando o sistema Pe squiza p – um ch atbo t d e WhatsApp especialmente projetado para coletar e mensurar os resultados da pesquisa. Com essa ferramenta interativa, os participantes poderão responder às questões da consulta por meio de seus celulares ou computadores, através de um código QR ou o link disponibilizado pelas próprias escolas.
Há quatro formas de participar e manifestar para o MEC como o ensino médio deve ser:
1. No celular, acess ar bit.ly/ consultapublicaonlinemec .
2. No computador, acess ara it.ly/ consultapublicaonlinemec -web.
3. Escane ar o QR CODE , disponível em cartazes nas escolas e no portal do MEC.
4. Envi ar a palavra MEC para o número (11) 97715 4092 , dir et amente pelo Whats A pp .
Apoio das redes – p ara chegar aos estudantes, professores e gestores, o MEC conta com a colaboração direta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), por meio dos 27 secretários estaduais de educação. Eles auxilia m na divulgação da pesquisa por meio de materiais de apoio disponibilizados aos estados e seus representantes. Essa colaboração é fundamental para engajar e incentivar a participação ativa de professores, gestores e estudantes em todo o país.
Consulta Pública – a Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio tem como objetivo consultar toda a sociedade e a comunidade educacional para a coleta de subsídios, que possibilitarão a tomada de decisões pelo MEC sobre os atos normativos que regulamentam o ensino médio. A programação inclui: coleta pública de contribuições, por meio da Plataforma Participa + Brasil; Ciclo de Webinários com Especialistas; Ciclo de Seminários “Diálogos sobre a educação básica – ensino médio”, com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ( ANPEd ); consulta on-line com estudantes, professores e gestores; pesquisa presencial representativa; revisão sistemática de produção científica sobre o tema; seminário presencial com estudantes; audiências públicas com Fórum Nacional de Educação (FNE), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Conselho Nacional de Educação (CNE) e Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação ( Foncede ), além de um ciclo de reuniões com 30 entidades do FNE. A programação completa está disponível na página do MEC sobre a consulta pública.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da S a s e