Notícias
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Visita à Alemanha visa fortalecer ensino técnico
Representantes da educação de países da América Latina e do Caribe participam de missão internacional à Alemanha, com o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre o sistema alemão de educação e formação profissional, além de estreitar os laços de cooperação entre as nações visando à transição verde. A agenda teve início na última segunda-feira, 17 de julho, e será finalizada na próxima sexta-feira, 21 de julho. O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), integra a comitiva.
A missão “Da escola ao trabalho: experiência em primeira mão do modelo de ensino dual alemão” é organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). Durante toda a semana, membros das delegações estão realizando imersões em atividades práticas e participando de debates com foco no modelo que alia formação técnica profissional em sistema de colaboração entre os setores público e privado.
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques Ferreira, relatou que a experiência permite uma maior reflexão sobre como podemos aprimorar a educação profissional e tecnológica brasileira. “Chama a atenção a relação escola/empresa, mas também o reconhecimento do profissional técnico pelo setor produtivo alemão, inclusive com remuneração diferenciada desse profissional”, explicou o secretário.
Internacional – o Brasil tem o desafio de elevar o número de matrículas na educação profissional de nível médio. A iniciativa demonstra o compromisso do MEC em promover a cooperação internacional e o compartilhamento de boas práticas em educação profissional, visando alcançar esse objetivo no próximo período. Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil tem somente 11% dos estudantes do ensino médio matriculados em cursos técnicos, enquanto a média dos países da OCDE é de 42% nessa modalidade.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec