Notícias
FIES
MEC promove Seminário Financiamento Estudantil
O Ministério da Educação (MEC) promoverá, no dia 17 de julho, em Brasília (DF), o Seminário Financiamento Estudantil: critérios de seleção do Fies em reconstrução. O encontro ocorrerá no auditório do anexo do Ministério e contará com a presença de especialistas e representantes de associações ligadas ao ensino superior. O objetivo é discutir a política de financiamento estudantil. O seminário é aberto ao público e terá transmissão no Canal do MEC no YouTube.
A mesa de abertura abordará o tema “O que é prioritário para o Brasil de hoje e de amanhã?” e discutirá o critério de cursos prioritários existente na distribuição de vagas do Fies. A mediadora será a secretária de Educação Superior (Sesu), Denise Carvalho, e os debatedores serão Verena Hitner Barros, secretária-executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (MDIC); Paula Montagner, subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho do Ministério do Trabalho; e Pedro Duval - Assessor Especial do Gabinete da Secretara Nacional da Juventude da Presidência da República.
Em seguida, haverá o painel “O Fies em perspectiva histórica: pistas para a reconstrução em relação aos critérios de seleção”, que trará uma reflexão sobre o histórico do Fies para que sejam sugeridas perspectivas futuras em relação aos processos de seleção e redistribuição de vagas e candidatos. A diretora de Gestão de Fundos e Benefício do Fundo Nacional de e Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sylvia Toledo, será a mediadora do Painel, que contará com a participação de Ricardo Martins, consultor Legislativo na Câmara dos Deputados, e de Paulo Meyer, diretor de Política Regulatória da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres).
A abertura dos trabalhos à tarde será com o painel “Reflexões sobre os critérios para a seleção de vagas no Fies”, para discutir processos específicos envolvidos na definição dos critérios para a distribuição de vagas e seus impactos na seleção. Sugerir procedimentos em relação a esse processo. A mediadora será Lilian Carvalho, coordenadora-geral de Programas de Educação Superior, e os debatedores serão Samuel Feliciano, assessor na chefia de Gabinete do MEC, e Rafael Rodrigues Tavares, coordenador-geral de Concessão e Controle de Financiamento Estudantil.
Na sequência, serão apresentadas “Experiências com a seleção de vagas no Fies I” para abordar temas relativos aos procedimentos relacionadas aos critérios de seleção do Fies a partir de perspectivas de atores envolvidos no processo, discentes, IES e entidades representativas. O mediador será Alexandre Brasil Fonseca, diretor de Políticas e Programas de Educação Superior. Já os palestrantes serão Dyogo Cesar Batista Viana Patriota, assessor jurídico da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), Thais Falone, diretora de Relações Institucionais da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruno Coimbra, diretor jurídico da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), e Ana Gleide Leal de Souza Sá - Vice-presidente das regiões Norte e Nordeste da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior (Animes).
Logo em seguida, essa discussão terá continuidade no painel “Experiências com a seleção de vagas no Fies II, com mediação de Gregório Grisa, diretor de Programa na Secretaria-Executiva do MEC, e contará, ainda, com Jaime Romero de Souza, reitor do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileao); o padre João Batista Gomes de Lima, presidente da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec); Elizabeth Guedes, presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup); e Rodrigo Capelato, diretor executivo da Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu