Notícias
INTERNACIONAL
Camilo Santana recebe Pepe Mujica no MEC
O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e sua equipe receberam, nesta quinta-feira, 13 de julho, o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, para tratarem da mobilidade estudantil regional da América Latina e Caribe. O objetivo do MEC e do governo federal é aproximar e integrar o Brasil à América Latina e fomentar essa parceria por meio da educação.
O tema já foi objeto de conversas anteriores entre Pepe Mujica e o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), entre os dez países que mais enviam estudantes de nível superior ao Brasil, seis são da América do Sul. Já a Argentina é o principal destino de alunos brasileiros.
Quanto aos bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 2022, somente 2% dos estudantes foram para países da América Latina. O MEC busca cooperar cada vez mais no âmbito do Mercosul, inclusive para aprovar internamente no Brasil os acordos propostos sobre mobilidade de estudantes.
O MEC visa, ainda, facilitar os processos de reconhecimento de diplomas, inclusive investindo na acreditação regional de cursos, pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul). Além disso, o Governo Federal e o Ministério anunciaram, na última semana, a retomada de obras da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e trabalham para assegurar as parcerias transnacionais com toda a América Latina.
Quando foi presidente do Uruguai, Mujica definiu “educação” como um tema prioritário, trazendo investimentos em tecnologia – cada estudante e professor teve acesso a um notebook –, conectividade e programas de internet gratuita. Durante a pandemia, grande parte das crianças uruguaias em idade escolar conseguiu executar atividades de maneira remota, enquanto as escolas estavam fechadas.
Temas – Durante a reunião, o ex-presidente do Uruguai e o ministro da Educação trataram da formação de professores da educação básica e a importância da interação regional entre os docentes. Além disso, a inclusão da língua espanhola no currículo das escolas brasileiras foi reforçada no encontro.
Na oportunidade, o ex-presidente Mujica foi convidado para a abertura da Conferência Regional de Educação (CRES+5), a ser realizada em Brasília (DF), de 13 a 15 de março de 2024. A proposta é promover um processo participativo para destacar os avanços alcançados, bem como os desafios que permanecem e as questões emergentes.
Em maio deste ano, a Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM) e a Capes assinaram uma carta de intenções para estabelecer acordos de cooperação para o intercâmbio de estudantes e pesquisadores. Na ocasião, o ministro e Pepe Mujica receberam estudantes da Organização Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes (Oclae), maior entidade dos estudantes na América Latina.
Participações – a reunião contou ainda com a participação de Rui Oppermann, diretor de Relações Internacionais da Capes; Ricardo Ehrlich, ex-ministro da Educação e Cultura do Uruguai; e Osvaldo Corrales, presidente da AUGM, rede de mais de 40 universidades públicas do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai, que promovem ações de cooperação entre si. Além disso, participaram reitores de universidades ligadas à associação de Montevidéu.
Ao fim da reunião, o ex-presidente uruguaio e o ministro da Educação receberam estudantes da Oclae. Na oportunidade, estudantes de diversos países da América Latina reforçaram a integração com o Brasil na educação.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria Internacional e Capes